Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, aconteceu o primeiro SOFTSUL!talks, inaugurando o novo formato da agenda de eventos da Associação. Em um happy hour informal no Dado Pub do Moinhos de Vento, o consultor Marcus Castro de Azevedo e Souza trouxe o tema “Comercialização de produtos e serviços de TI” à pauta. O público de mais de 30 pessoas trocou experiências sobre o que acontece na área comercial de suas empresas durante mais de uma hora de evento.
O moderador apresentou o cenário existente quando se trata de comercialização de produtos e serviços na atualidade, perante grandes players de mercados em contraposição ao forte movimento de startups. O debate iniciou sobre como motivar a equipe de vendas. Começando pela contratação certa, passando pelo alinhamento com as estratégias da companhia, expectativas pessoais até o ciclo de venda e resultados. “O vendedor precisa entender, profundamente, o cliente, analisando a justificativa, ou seja, de que forma aquele produto ou serviço se ‘paga’ para quem está comprando”, afirmou Marcus. O consultor ainda complementou: “apresentar o produto, todos fazem. Esta é a parte fácil. Atualmente, é difícil conseguir chegar na frente de quem tem o poder de compra. Mas, mesmo quem chega, muitas vezes, não sabe que justificativa dar para aquela compra ser efetuada”.
Estamos na era do vendedor investigativo, dentro de uma estrutura de gestão diária de vendas. A plateia acrescentou ao debate a questão da confiança. Investir em marketing de relacionamento para se colocar como top of mind na lembrança do comprador, como referência naquela solução tecnológica, é o objetivo de todo o bom vendedor.
O SOFTSUL!talks acontece sempre na última quinta-feira do mês. O próximo evento está marcado para 22 de março. Em breve, mais detalhes da programação.