
Em um passo significativo para o avanço das tecnologias quânticas no Brasil a SOFTSUL, instituição científica, tecnológica e de inovação que integra ativamente o ecossistema de tecnologia e inovação nacional, firmou um Acordo de Cooperação com o Instituto FÓTON+, com foco no avanço da computação quântica — uma das áreas mais promissoras e disruptivas da atualidade. O documento foi assinado no dia 19 de março de 2025 pelo Diretor-Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, e pelo Diretor-Presidente do Instituto FÓTON+, Leonardo Camargo Rossato.
Com este acordo, as instituições buscam desenvolver ações efetivas para fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a capacitação de ponta em computação quântica e suas tecnologias correlatas em nível nacional, contribuindo para que o Brasil se posicione como um dos lideres desta nova fronteira científica.
Sobre a importância desse acordo, Antonioni ressaltou que “o Brasil precisa desenvolver competências locais neste campo para se manter competitivo em um cenário global cada vez mais dinâmico. Estamos vivendo a era da inteligência artificial, mas a próxima onda já se anuncia — a computação quântica. Ela promete exponencializar a capacidade computacional de formas até então inimagináveis. O Brasil precisa estar preparado para essa transformação e desenvolver competências locais que garantam sua competitividade num cenário global em constante evolução”.Complementando a visão de futuro da parceria, o presidente do Instituto FÓTON+, Leonardo Camargo Rossato, reforçou o compromisso com a excelência científica, dizendo que “A computação quântica não é apenas uma promessa tecnológica — ela é uma urgência estratégica. Ao unir forças com a SOFTSUL, estamos criando um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem transformar profundamente setores como saúde, finanças, energia e defesa. Nosso papel é garantir que o Brasil esteja na linha de frente dessa revolução”.
Mais do que um marco institucional, essa cooperação entre as duas instituições é um movimento estratégico de impacto nacional, com potencial para alavancar o Brasil como protagonista nesta área. O compromisso entre a SOFTSUL e o Instituto FÓTON+ visa maximizar sinergias, articular talentos, mobilizar recursos e gerar benefícios reais para a sociedade, a indústria, a academia e, de forma geral, para o conhecimento científico do país.