Participe do Programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul

Convidamos sua empresa para transformar o RS com inovação e impacto social

Prezado(a) empresário(a)!

Gostaríamos de apresentar à sua empresa o Programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma iniciativa estratégica que visa contribuir com a reconstrução do estado, a partir da formação de talentos em computação avançada, juntamente com a integração de empresas parceiras dispostas a colaborar no desenvolvimento social e tecnológico de suas regiões.

Essa ação une esforços da Unisinos, BRISA, SOFTEX e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de capacitar profissionais residentes nos municípios impactados pelas enchentes de 2024, ao mesmo tempo em que apoia empresas com soluções práticas e tecnológicas. Ao todo, estão previstas 6 turmas, que atenderão as seguintes regiões afetadas pelas enchentes:
Região de São Leopoldo: São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Portão, Montenegro, Triunfo, Capela de Santana, Lajeado, Estrela, São Sebastião do Caí, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Marquês de Souza, Pareci Novo, Cruzeiro do Sul, São Jerônimo, Relvado e Porto Alegre.
Região de Porto Alegre: Porto Alegre, Alvorada, Viamão.
Região de Eldorado do Sul: Eldorado do Sul, Guaíba, Arroio dos Ratos, Mariana Pimentel, Charqueadas, Butiá, Tapes, Barra do Ribeiro e Porto Alegre.

O programa é dividido em duas fases:
1. Fase de Nivelamento (online)
Em cada uma das turmas previstas no programa serão 250 residentes selecionados que participarão de uma formação intensiva em computação avançada, de modo online. Os temas previstos alinham-se às necessidades de qualificação atuais do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais (soft skills). Os participantes são acompanhados por professores e monitores, sob uma coordenação local. Ao final de dois meses de capacitação online, os 50 melhores classificados nessa fase serão selecionados para a fase de Imersão, descrita a seguir.
2. Fase de Imersão (híbrida – presencial e online)
Nesta etapa, que durará 6 meses, os residentes serão organizados em de 10 times (5 alunos por time), com um desafio de desenvolver soluções para
problemas reais propostos pelas empresas parceiras do programa, com o foco em inovação e aplicabilidade. Os times serão orientados por professores orientadores qualificados, também sob uma coordenação local. Durante esta fase de Imersão, os projetos aplicados serão desenvolvidos de forma presencial (na Unisinos) e remotamente (reuniões virtuais). Durante essa etapa, duas avaliações (parcial e final) serão realizadas, por três componentes em uma banca examinadora. Um representante da empresa parceria poderá compor esse processo avaliativo, especialmente, a avaliação final, na qual as soluções desenvolvidas serão entregues.

É aqui que sua empresa se une a nós!

Torne-se uma das empresas comprometidas com o desenvolvimento social e tecnológico do nosso estado, participando dessa fase de imersão do programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul, unindo-se aos esforços de instituições que fomentam a tecnologia, inovação e empreendedorismo no cenário nacional: UNISINOS, TECNOSINOS, BRISA, SOFTEX e MCTI.

Por que se tornar uma empresa parceira da Residência em TIC 55?
Desenvolvimento com impacto social
Sua empresa adere a um programa apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. A instituição colaborará em mais uma ação de reconstrução do RS pós-enchentes de 2024, ao mesmo tempo que obtém soluções tecnológicas voltadas às suas próprias demandas.

Equipe dedicada e qualificada
Anterior a etapa de Imersão, os residentes passam por um processo de nivelamento técnico e por avaliação, sendo selecionados os melhores classificados. Ao longo dos 6 meses de Imersão, esses residentes recebem acompanhamento contínuo de professores orientadores, com estrutura e vivências na UNISINOS. Ao trabalharem de forma colaborativa, os residentes desenvolverão tanto competências técnicas de computação quanto soft skills, voltadas às demandas do mercado.

Sua empresa não terá custos financeiros
Os alunos residentes da imersão receberão uma bolsa mensal (R$ 1.800,00) e um notebook em comodato, oferecidos pelo programa. As empresas não têm encargos financeiros com os residentes, mas podem acompanhar suas atividades técnicas. Ao final do programa, formaremos um banco de talentos altamente qualificado para sua empresa. A instituição parceira poderá designar um representante, que acompanhará o desenvolvimento do projeto aplicado, as avaliações parciais e a banca da avaliação final.

Para saber mais sobre o Programa de Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul, acesse: https://residenciaemtic.unisinos.br

A fim de detalharmos o Programa e esclarecermos dúvidas, convidamos sua empresa para uma reunião online em duas datas de sua preferência (06 ou 10/06, das 9h30min às 11h). Caso tenha interesse em conhecer melhor a Residência em TIC, favor confirmar sua presença pelo seguinte formulário eletrônico até 04/06 (quarta-feira): https://forms.office.com/r/d6ceEaD6Zf

Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas e para manifestação de interesse em se tornar uma empresa parceira, entrem em contato com a equipe do programa, na UNISINOS:
– Eliara dos Santos Fraga – eliarasf@unisinos.br Coordenação Local da Residência em TIC em Porto Alegre, Alvorada e Viamão.
– Júlio César de Lima – juliolima4351@unisinos.br Coordenação Local da Residência em TIC em Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Guaíba, Charqueadas, Tapes, Butiá, Mariana Pimentel e Porto Alegre.
– Mauricio dos Santos Ferreira – msferreira@unisinos.br Coordenação Local da Residência em TIC em São Leopoldo Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Portão, Montenegro, Triunfo, Capela de Santana, Lajeado, Estrela, São Sebastião do Caí, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Marquês de Souza, Pareci Novo, Cruzeiro do Sul, São Jerônimo, Relvado e Porto Alegre.
– Josiane Brietzke Porto – josibrietzke@unisinos.br Gerente de Lato Senso e Curta Duração Responsável pelo Programa Residência em TIC na UNISINOS

Contamos com você para transformar o presente e reconstruir o futuro do nosso estado, por meio da educação e tecnologia!