Bancos de dados para Big Data & Data Science foi discutido no CaféTech de novembro

Bancos de dados para Big Data & Data Science foi o tema do CaféTech do mês de novembro e teve como moderadora Renata Galante, professora do Instituto de Informática da UFRGS que trouxe valiosos conhecimentos sobre Bancos de Dados, tanto para quem trabalha com um banco de dados específico, quanto para quem atua em ambiente multibancos, com diferentes formas de otimização dos dados.

O objetivo desta conversa foi discutir sobre o dilema típico que surge quando existe a necessidade de escolher entre os Bancos de Dados Relacionais e NoSQL, uma vez que existem diversas opções: arquivos, bancos de dados relacionais, banco de dados NoSQL (colunas, documentos, grafos), chave-valor e XML.

Segundo a Profª. Renata Galante, um dos problemas em projetos de ciência de dados é o armazenamento de dados brutos para a atividade crucial que é a análise de dados. Uma importante decisão que temos que tomar é com relação ao repositório – onde são armazenados os dados extraídos. Na sequência, as soluções de aprendizado de máquinas dependem da natureza do problema da empresa e, consequentemente, do tipo de dados com que trabalhamos. Os resultados da execução desses algoritmos podem ser integrados e armazenados novamente no mesmo sistema de onde foram tirados os dados de entrada ou em um novo repositório de análise específico que permita um modelo de aproveitamento mais ágil e rápido. Ao final do processo, temos que decidir sobre a visibilidade, acessibilidade e confiabilidade da informação produzida. Além de decidir onde armazenar, também temos que pensar em como os usuários irão acessar os dados o que nos coloca diante de diversos cenários.

A Profª Drª. Renata Galante tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS, é Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Big Data e Data Science, do Instituto de Informática (UFRGS). Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, Finep, Fapergs, Petrobrás e Ministério da Saúde. Desenvolve pesquisa nas áreas de Banco de Dados, Big Data, Data Science, Redes Sociais e Cidades Inteligentes, além de estar envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado.

O CaféTECH é um encontro mensal, realizado pela SOFTSUL  com o apoio do Instituto de Informática da UFRGS, que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais.

 

× Fale conosco