Plataforma da Elipse Software otimiza a aquisição de dados, manutenção e operação no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF) da mineradora, em Nova Lima (MG)
Fundada em 1942, a Vale é uma das grandes mineradoras multinacionais do mundo, sendo a maior produtora de ferro, pelotas e níquel. Também produz manganês, ferroligas, cobre, ouro, prata e cobalto. O sínter, material sólido e aglomerado gerado pelo aquecimento de minérios finos, principalmente ferro, é matéria-prima essencial para fabricação de aço em altos fornos do mundo inteiro.
Para melhor simular, estudar e analisar seus produtos e os processos de seus clientes, a Vale fundou o Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF). Sediado em Nova Lima (MG), o CTF inicialmente contava com um supervisório antigo, sem banco de dados e incapaz de se comunicar com outras ferramentas de automação.
Neste contexto, a Vale era obrigada a utilizar um programa executável externo para complementar as funcionalidades deste sistema obsoleto, o que gerava ineficiências e aumentava a complexidade operacional. Para contornar estas dificuldades, a mineradora decidiu utilizar o Elipse E3. A solução da Elipse Software, empresa líder nacional no desenvolvimento de plataformas para o gerenciamento remoto e em tempo real de processos, trouxe mais eficiência e segurança às operações no CTF.

O fato do Elipse E3 conseguir se comunicar e interagir com os diferentes equipamentos de automação do centro de pesquisas fez com que a Vale não dependesse mais de programas externos para acessá-los. Com um banco de dados, outra novidade em relação ao sistema anterior, o software também permitiu que a mineradora pudesse monitorar um volume muito maior de informações. Importante salientar a participação da Simatec Tecnologia em Automação, empresa líder em automação, tecnologia de informação e motion control, que implementou esta aplicação.
“Com o software da Elipse, não precisamos mais depender de programas externos para interagir com os demais equipamentos do CTF, o que facilitou as manutenções e coleta de dados”, destacou Edmar Rosa, Engenheiro de Automação da Vale.
Ao todo, o centro de pesquisas conta com dois laboratórios onde são executadas as sinterizações, cujos resultados das análises e ensaios disponibilizados pelo Elipse E3 servem de base para a realização dos mesmos processos em outras siderúrgicas da Vale. Com o software, a mineradora passou a poder controlar as queimas de sinterização e emitir remotamente relatórios, como também editar e cadastrar novas ordens de serviço, queimas e instruções de queimas.
Mais informações no case.
A Elipse Software é associada à SOFTSUL desde 1995.
Fonte: Elipse Software



