Elipse E3 permite que o SAAE controle com mais agilidade o abastecimento de água em Marechal Cândido Rondon

SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) usa a plataforma da Elipse Software para monitorar em tempo real o sistema da sede municipal, ação antes possível apenas presencialmente em suas unidades operacionais, com frequências diárias na distribuição e mensais na produção de água

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é uma autarquia municipal responsável por executar e explorar os serviços de água e esgoto de Marechal Cândido Rondon, cidade localizada no interior do Paraná. Para automatizar o sistema de abastecimento de água do município, o SAAE decidiu utilizar o Elipse E3.

A grande facilidade com que permite realizar ajustes, melhorias e expansões foi o fator determinante para a escolha da solução desenvolvida pela Elipse Software. Importante também destacar a participação da Alfacomp Automação Industrial, empresa que implementou a aplicação da plataforma junto ao SAAE.

A comunicação entre as estações remotas e o Elipse E3 se dá via protocolo Modbus, por meio de redes de rádio na faixa dos 900MHz. Através de uma tela que ilustra estes rádios, é possível monitorar o tempo de comunicação de cada estação remota com o software, bem como realizar ajustes nos parâmetros de comunicação, com retentativas de leitura e escrita.

O Elipse E3 permite ao SAAE monitorar e executar comandos sobre as 31 unidades do sistema de abastecimento de água de Marechal Cândido Rondon. Para isto, o software disponibiliza uma tela destinada a cada unidade, pelas quais é possível supervisionar os níveis, vazões, pressões, tensões e correntes mensuradas e registradas pelos CLPs dos painéis de telemetria instalados em cada estação remota.

Na mesma tela, o E3 permite acompanhar a condição de operação das motobombas, informando se alguma delas está com defeito, sob manutenção ou em operação. Além disso, possibilita acompanhar ou resetar o período, em horas, de funcionamento das motobombas. Também permite visualizar e ajustar as configurações padrões destes equipamentos que foram definidas para as tensões, correntes e pressões com que bombeiam a água.

O mesmo controle vale para as configurações dos níveis de água nos reservatórios, os quais podem ser ajustados de forma que o sistema ligue ou desligue as motobombas conforme seja necessário, contribuindo assim para garantir o abastecimento e redução de desperdícios. Neste contexto voltado ao uso mais racional de água e energia, o Elipse E3 também permite selecionar quais estações devem entrar em funcionamento nos horários de ponta conforme a demanda.

Tela que permite escolher quais estações serão acionadas nos horários de ponta

O software exibe ainda os níveis e volumes de água verificados no total e junto a cada reservatório, permitindo acessar as configurações padrões ajustáveis da altura da água em cada um deles. As vazões mensuradas nas motobombas localizadas entre os poços e reservatórios, tanto a total quanto a calculada por hora, também são monitoradas, assim como o tempo de varredura do sistema de automação em cada unidade.

A solução da Elipse também emite relatórios e gráficos dos eventos, históricos e alarmes assinalados no período estipulado pelo usuário. Em relação aos alarmes, caso algum valor definido na configuração padrão não esteja sendo respeitado, o software alerta os operadores via um sinal visual e sonoro. Vale salientar que, tanto os relatórios quanto os gráficos podem ser exportados para PDF ou Excel, sendo instrumentos de extrema utilidade junto às auditorias de fiscalização.

Mais informações e imagens no case.

A ELIPSE é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho, Assessor de Comunicação da ELIPSE

× Fale conosco