Empresas do Pará são avaliadas pelo MGPDI-SOFTSUL e receberão o Selo Guamá de Inovação

A SOFTSUL e a Fundação GUAMÁ avaliam três empresas do grupo de Belém que implementaram o MGPDI. As três empresas serão avaliadas a partir do dia 30 de outubro de 2023, como parte final da implementação dos processos habilitadores da Inovação que compõem o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI), no Perfil I – Processos Executados, na Unidade Organizacional (UO) das empresas.

O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e melhores práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).  A sua finalidade é promover a inovação e melhorar continuamente os processos para fortalecer a capacidade de inovação nas organizações por meio da governança e da gestão da PD&I.

A Equipe Técnica do Modelo (ETM) é formada por profissionais convidados pela SOFTSUL, com larga experiência em melhoria de processos e gestão de PD&I, contribuem para a eficácia da implementação e avaliação do MGPDI nas empresas de qualquer tamanho e atividade econômica. 

Os profissionais responsáveis pelo projeto são Anderson Costa, Cristina Filipak Machado e Rosane Melchionna. 

A SOFTSUL e a Fundação GUAMÁ comunicam a avaliação MGPDI – Perfil I nas empresas: Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda., de Belém do Pará, que será avaliada no período de 30 de outubro a 16 de novembro de 2023.  Esta empresa tem como atividade o desenvolvimento de Software para área da Saúde, outsource de serviços de software, consultoria e assessoria em projetos de tecnologia da informação, serviços de suporte e service desk.

Paladar Amazônico Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., de Ananindeua – Pará, é uma fábrica de geleias, molhos, farinhas funcionais, temperos e castanha do Pará e será avaliada no período de 06 a 23 de novembro de 2023,  

Amazon Rhiira Comércio de Peças e Acessórios Ltda., de Belém do Pará, é desenvolvedora de produtos sustentáveis, iniciando trabalho com dispositivo voltados para motores movidos à combustão com o objetivo maior de diminuir as emissões de 96% do carbono negro na atmosfera. Esta empresa será avaliada no período de 30 de outubro a 16 de novembro de 2023.

Após a conclusão das avaliações, as empresas receberão o Selo de Gestão da Inovação da Fundação Guamá, uma iniciativa que reconhece e valoriza as empresas e organizações que promovem inovação em suas atividades.

O Selo Guamá de Gestão da Inovação é uma iniciativa da Fundação GUAMÁ inspirada nas boas práticas adotadas na área, e compreende a implantação de um processo de gestão da inovação com base em métodos ágeis.

Este Selo foi financiado pela Fundação GUAMÁ e FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) e foi concebido para ser totalmente compatível com o Perfil 1 do Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) da SOFTSUL.

Segundo o Avaliador das empresas Anderson Costa, “Com a implementação do Selo Guamá de Inovação e posterior avaliação do MGPDI em empresas de diferentes setores do mercado paraense, foi possível perceber uma evolução na forma de promover inovação nessas empresas. O foco em uma gestão ágil da PDI permitiu que empresas de diferentes portes executassem projetos no intuito de inovar em seus processos, produtos e serviços. Os representantes das empresas relataram diversos benefícios, como o conhecimento adquirido para promover ações proativas de busca por inovações, além de saber identificar em quais ações vale a pena investir”.

Informações completas sobre o MGPDI da SOFTSUL são encontradas no site (https://mgpdi.softsul.org.br).

× Fale conosco