Encontro do Grupo de RH da SOFTSUL discute transformação cultural nas empresas

Na manhã de 17 de julho de 2025, o Grupo de Recursos Humanos da Softsul realizou sua reunião mensal de forma virtual, trazendo à pauta um tema de grande relevância para o cenário corporativo atual: “Impulsionando a Transformação Cultural nas Empresas: Um RH Protagonista, Humanizado e Orientado por Dados e Resultados.”

O destaque do encontro foi a participação da especialista Cristiane Fernandes, profissional com mais de 15 anos de experiência em Recursos Humanos, formada em Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Legislação Trabalhista, além de formação em Coach Integral Sistêmico e Treinadora Comportamental. Cristiane trouxe insights valiosos sobre os elementos essenciais para uma mudança cultural eficaz e sustentável nas organizações.

Durante sua apresentação, ela enfatizou a importância do papel do RH como protagonista na transformação cultural, apontando que esse processo deve estar alinhado às estratégias de inovação, foco nas pessoas e orientação para resultados. Segundo ela, é fundamental que as lideranças estejam envolvidas e que a cultura seja vivenciada de forma autêntica por todos os colaboradores.

Cristiane destacou que a compreensão das diferentes manifestações culturais regionais, especialmente em empresas com atuação nacional ou remota, é um fator-chave para o sucesso da implementação de mudanças. Ela exemplificou as diferenças entre regiões, como Rio Grande do Sul e Centro-Oeste, ressaltando a necessidade de adaptar práticas de gestão de pessoas às particularidades locais e culturais.

A especialista também apontou os desafios de trabalhar com equipes remotas que atuam em diferentes estados do país, ressaltando a importância de estabelecer reuniões periódicas e alinhamento de expectativas para manter a cultura organizacional coesa. Ela brincou ao mencionar que, muitas vezes, a resistência à mudança está na forma de compreender e integrar essas diferenças culturais internas.

Durante o encontro, colegas de diferentes empresas compartilharam suas experiências e dificuldades relacionadas à gestão de diversidade cultural e adaptação de equipes em diferentes regiões. Uma das participantes, representante de uma empresa com filiais espalhadas pelo Brasil, destacou que o maior desafio é equilibrar as diferenças culturais e promover a união do time em busca de resultados comuns.

Ao final, o grupo reforçou o compromisso de continuar debatendo e trocando experiências sobre esse tema, com o próximo encontro agendado para agosto. As reuniões, realizadas na segunda quinta-feira de cada mês, são reconhecidas como uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos, fortalecer a rede de contatos e aprender novas estratégias de RH para liderar a transformação cultural nas organizações.

A reunião do mês de agosto será realizada no dia 14 tendo como convidada Debora Marques Alves, coordenadora de projetos estratégicos de RH da Almeida Júnior que abordará o tema “Cultura, Engajamento e Resultados no Modelo Remoto: Qual é o Papel do RH?”.  Debora é Administradora com MBA em Gestão do Comportamento Organizacional e MBA em andamento em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Possui mais de 17 anos de experiência em Gente e Gestão, tendo atuado por cinco anos em home office liderando práticas de cultura, comunicação e desenvolvimento na Shopping Brasil.

Para quem deseja participar, as reuniões são virtuais, promovendo acessibilidade e fomentando uma comunidade de profissionais engajados na evolução do RH e na construção de culturas organizacionais mais humanizadas e orientadas por dados.

Os profissionais de RH das empresas associadas à SOFTSUL interessados em participar deste grupo de RH podem entrar em contato através do e-mail: relacionamento@softsul.org.br .