
No dia 30 de setembro de 2025, renomadas especialistas e gestores do setor educacional reuniram-se no ciclo de webinars do Encontros de Inovação MGPDI para discutir o tema “Inovação Colaborativa na Educação Pública em Municípios do Brasil”. O evento contou com as apresentações de Maíra Weber, pesquisadora do Instituto Positivo, e Cátia Ferreira, coordenadora do mesmo instituto, além do moderador Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI.
O Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) é um programa que visa aprimorar processos de inovação organizacional em diversos setores, incluindo a educação pública. Com 11 processos habilitadores, os destaques do evento foram o Processo INO, Gestão da Inovação, e o Processo COL, Gestão de Colaboração para a Inovação, ambos essenciais para fomentar práticas inovadoras por meio de parcerias, inclusive na modalidade de inovação aberta. ( www.mgpdi.org.br )
Na abertura, Maíra Weber destacou o trabalho iniciado há quase 30 anos pelo Instituto Positivo, que atua como braço social do Grupo Positivo, criado em Curitiba. Ela enfatizou a missão de colaborar para a melhoria da educação pública brasileira, incluindo ações locais, regionais e nacionais. Entre as iniciativas, destaque para a gestão de uma creche no campus da Universidade Positivo, que atende a população vulnerável e promove uma educação de alta qualidade desde a primeira infância.
Maíra também apresentou os esforços do Instituto na promoção da leitura, com projetos de fomento à literatura, formação de professores e criação de cantos de leitura em comunidades vulneráveis. Ela reforçou a importância do Programa Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), uma metodologia baseada no regime de colaboração intermunicipal, prevista na Constituição Federal, mas pouco difundida até então. Essa estratégia possibilita que pequenos municípios com desafios comuns unam forças para atuar em conjunto, compartilhando recursos e elevando a qualidade da educação local.
Exemplos de arranjos bem-sucedidos, como o do litoral do Paraná, Bahia, Santa Catarina, Maranhão, Piauí e Amazonas, mostraram resultados concretos, como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), erradicação do analfabetismo, melhorias na formação de professores e engajamento comunitário. Cidades que antes enfrentavam problemas como alta evasão escolar, mudança constante de população ou dificuldades logísticas passaram a construir planos de metas conjuntas, com o acompanhamento de organismos como o Instituto Chapada e parcerias estratégicas com órgãos federais e instituições de ensino.
Na sequência, Cátia Ferreira detalhou o arranjo do litoral paranaense, formado por sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal. Ela destacou a diversidade regional, com presença de povos originários, quilombolas e comunidades caiçaras, além de escolas multiceriadas e escolas em ilhas. Desde 2022, a iniciativa vem promovendo um diagnóstico aprofundado e ações de fortalecimento do ensino, especialmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, além de ações de formação para secretários, coordenadores e professores.
Cátia ressaltou que a construção coletiva, mediante reuniões, expedições técnicas e registros de boas práticas, tem fortalecido o vínculo entre os municípios e fomentado uma cultura de colaboração. Entre as conquistas, ela citou a realização de encontros técnicos com o FNDE, publicações de boas práticas e o desenvolvimento de painéis de indicadores (BI), que auxiliam na tomada de decisão e no acompanhamento dos avanços.
O evento também foi marcado pelo fortalecimento do compromisso político e a continuidade das ações, mesmo em momentos de transição de equipes, garantindo que o impacto dessas iniciativas perdure no tempo. A publicação “Sete Vozes e um Propósito”, reúne relatos de boas práticas dos profissionais locais, exemplifica.
A iniciativa destaca a importância de metodologias que unem diferentes cidades e regiões em torno de metas comuns, promovendo a gestão compartilhada de projetos e recursos. Essa estratégia busca promover melhorias concretas na qualidade do ensino, especialmente em territórios com desafios diversos, ao mesmo tempo em que incentiva o uso de processos inovadores para enfrentar os obstáculos contemporâneos.
Estes encontros reforçam o papel fundamental da cooperação entre órgãos públicos, instituições de ensino e organizações sociais, com o objetivo de criar uma cultura de inovação que impacte positivamente o cotidiano escolar e a vida dos estudantes. Dessa forma, o MGPDI se consolida também como uma plataforma de troca de experiências, conhecimentos e estratégias que promovem o avanço da educação pública brasileira.
Este Webinar poderá ser assistido na íntegra no Canal Youtube da SOFTSUL: https://www.youtube.com/watch?v=8M8rVNHHxn8
A próxima edição do ciclo está marcada para 28 de outubro de 2025, quando será abordado o tema “IA e a Gestão da Inovação nas Organizações”. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será moderado por José Antônio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL, e contará com a participação de destacados debatedores: Silvio Bitencourt da Silva, professor da Unisinos e gestor do TECNOSINOS, e Rodrigo Quites Reis, professor titular e coordenador da Faculdade de Computação da UFPA.



