Encontros MGPDI abordou o Selo Guamá de Inovação Usando o MGPDI

A primeira edição do webinar Encontros MGPDI de 2024 apresentou o Caso de Sucesso: Selo Guamá de Inovação – certificação oficial em um modelo de gestão da inovação que vem se destacando no âmbito do MGPDI no estado do Pará. 

A edição, realizada no dia 27 de fevereiro de 2024, contou com a mediação de Rodrigo Quites Reis, Diretor Presidente da Fundação Guamá e teve como debatedores Anderson Costa professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), membro voluntário da equipe técnica do MGPDI e Rosane Melchiona, coordenadora do Centro de Melhores Práticas da SOFTSUL, vice coordenadora da Equipe Técnica do MGPDI e implementadora e avaliadora líder do Modelo MGPDI para apresentaram suas experiências e o processo do Selo Guamá de Inovação utilizando o MGPDI.

Anderson Costa iniciou sua apresentação falando sobre a Fundação Guamá e os resultados do projeto Selo Guamá de Gestão da Inovação, que resultou de um convênio realizado pela Fundação Guamá e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) para implantar uma metodologia ágil em empresas paraenses, agregando resultados positivos com a gestão da inovação, possibilitando às empresas se destacarem no mercado.

As empresas selecionadas receberam capacitação e mentoring em uma metodologia ágil para gestão da inovação. Ao final do processo, tiveram o seu desempenho avaliado por meio de uma certificação no Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) da SOFTSUL. 

Anderson concluiu sua palestra dizendo que a metodologia se mostrou eficiente e aplicável em diversos portes de empresas, tendo o relato dos empreendedores quanto à importância do selo para as empresas. Enfim, o projeto foi avaliado de forma viável, apresentando excelentes resultados para as empresas. 

Rosanne Melchionna deu continuidade à explanação anterior, falando sobre o MGPDI (Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) criado pela SOFTSUL para ajudar as empresas a inovar. O Modelo foi implementado nas empresas do Pará com o propósito de melhorar a gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, por meio da melhoria e avaliação dos processos envolvidos. 

O MGPDI pode ser aplicado em qualquer segmento e porte de organizações, podendo ser implementado em uma micro ou em uma grande organização. O Modelo é segmentado em Perfis de maturidade que são sequenciais e cumulativos, ou seja, um perfil serve de base para o próximo perfil e os processos evoluem de um perfil para o outro.

Rosane falou sobre os 3 Perfis do MGPDI (Nível 1 – Processos Executados; Nível II – Processos Gerenciados e Nível III – Processos Estabelecidos), a evolução das empresas, os níveis de maturidade e os meios da melhoria dos processos de inovação.  

As empresas de Belém que participaram do projeto do Selo Guamá apresentaram diferentes níveis de maturidade, mas o Modelo MGPDI possibilita que as empresas implementem cada processo de acordo com a sua realidade, independentemente das outras empresas que fazem parte do grupo, apresentando diferentes resultados de acordo com os níveis de maturidade. 

Rosane mencionou os 11 processos que estão distribuídos pelos 3 Guias do MGPDI (Guia Geral, Guia de Implementação e o Guia de Avaliação) e os resultados esperados detalhados no site do MGPDI (www.mgpdi.org.br)

No final de sua apresentação foram abordados também o Ciclo de Vida do MGPDI, as avaliações feitas por 3 anos e os benefícios de implementar o Modelo MGPDI.  A implementação é feita de forma online, facilitando o trabalho da empresa em relação ao deslocamento e otimização de tempo e divisão de custos, permitindo a participação das empresas de forma individual ou em grupo. 

O Webinar está disponível no Canal Youtube da SOFTSUL. AQUI 

O próximo Encontros MGPDI será realizado no dia 26/mar/24 com o Webinar “Gestão da Inovação e a Bioeconomia na Região Norte”. Foram convidados como debatedores Essio Lanfredi, Representante Regional Norte da ApexBrasil e Rodrigo Quites Reis, Diretor Presidente da Fundação Guamá, tendo como moderador José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL. O evento online será no horário das 17h às 18h e as inscrições podem ser feitas gratuitamente AQUI.

× Fale conosco