Gestão da Inovação foi tema do 1º Encontros MGPDI em 2023

A primeira edição dos Encontros MGPDI em 2023 contou com a presença de Rodrigo Quites Reis, presidente titular da UFPA e diretor presidente da Fundação Guamá, que apresentou os guias eletrônicos e o aplicativo do MGPDI: uma solução gratuita para consulta e aprendizado em gestão da inovação.

O Webinar foi contou com a coordenação de Kival Weber coordenador executivo do MGPDI. Rodrigo Quites Reis falou sobre o ferramental disponibilizado pela comunidade MGPDI tanto na forma de guias como na forma de aplicativos móveis com informações que possam orientar as pessoas interessadas na busca da sistematização da gestão da inovação nas suas organizações. Foi apresentado os guias e os aplicativos móveis IOS e Android do MGPDI e falado sobre a inovação, basicamente sobre a gestão da inovação e o papel do MGPDI (Modelo de Gestão, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) que está composto em processos: Inovação, Gestão e Suporte.  Os 11 processos do Modelo foram apresentados em Webinars que estão disponíveis no Canal do Youtube da SOFTSUL e descrito no site de www.softsul/mgpdi.org.br.

Rodrigo Quites recomendou fortemente que o Guia Geral do MGPDI seja consultado. Este Guia tem o propósito de melhorar a gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, por meio da melhoria e avaliação dos processos e é aplicável em qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo ou atividade. A última versão do Guia Geral foi publicada em 24 de fevereiro de 2023.

Os Encontros MGPDI são realizados mensalmente de forma online e gratuitos, com o objetivo de trazer os diversos processos definidos nos modelos internacionais de inovação buscando atender a necessidade de implantar nas empresas os princípios da inovação, de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras e estando em consonância com as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores.

O Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – MGPDI, foi desenvolvido pela SOFTSUL em 2008, inicialmente como uma metodologia, com recursos FINEP e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição. Foi desenhada em concordância com a Lei de inovação e de modelos de análise de melhores práticas (MPSBR, TRIZ, CMMI, OSLO, PMI, RBS).

Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI informou sobre as diversas ações do MGPDI que fornece e disponibiliza o conhecimento de forma gratuita, sendo cobrados os diversos cursos e consultorias. Todas estas informações  estão disponibilizados no site do MGPDI.

O próximo Encontros MGPDI sobre “Gestão da Inovoção no Governo Digital” será realizado no dia 23 de março com a participação de Cristina Filipak Machado, que trabalhou na CELEPAR por 32 anos, atuando como gerente da área de inovação tecnológica, com melhoria de processos e desenvolvimento de sistemas e Danilo Scalet, Diretor de Tecnologia da Informação na CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná.

O Webinar sobre Gestão da Inovação: Guias e APPs do MGPDI está disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL: https://youtu.be/g-VpOl0AMXg

× Fale conosco