Pessoas com sintomas de covid-19 podem fazer teste gratuito em drive-thru em Porto Alegre

 

Espaço foi instalado no estacionamento da UFCSPA, no Centro. No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo SUS

 

No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo SUS – Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

  • O drive-thru funciona no estacionamento da UFCSPA, com acesso pela Rua Sarmento Leite, 245, no Centro Histórico
  • Podem buscar atendimento pessoas com sintomas de covid-19 indicadas pelo SUS. O voucher para solicitação deve ser obtido em uma unidade de saúde
  • Testagens ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Pacientes com sintomas de covid-19, e que tenham indicação para coleta do exame que atesta a doença, contam a partir desta quinta-feira (11) com a oferta de testes gratuitos em drive-thru, sem necessidade de descer dos automóveis. Instalado no estacionamento da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o sistema realizou os primeiros atendimentos por volta das 8h30min.

No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), indicadas por instituições públicas. O movimento foi tranquilo na primeira hora de funcionamento, sem filas no pátio ou nas vias próximas.

Thank you for watching

A primeira paciente foi a analista financeira Roberta Krul, 43 anos. Com dificuldade de respirar, dores no peito e nas costas, ela chegou ao drive-thru por sugestão da enfermeira que a atendeu na unidade básica de saúde localizada no Morro Santana, na zona leste da Capital.

— Eles me deram uma lista de locais onde poderia fazer o exame, e escolhi aqui por não precisar descer (do carro), nem ficar em um hospital — explicou.

O acesso ao drive-thru é pelo portão da UFCSPA localizado na Rua Sarmento Leite, 245, próximo à saída do Túnel da Conceição, no Centro. Lá, os veículos percorrem um pequeno corredor demarcado por faixas, e as equipes médicas realizam a conferência dos documentos.

O bancário Gulliver Maffei Machado, 47 anos, apresentou o código QR para atendimento da janela do carro. O voucher foi emitido pelo posto de saúde do bairro Glória, onde ele recebeu a indicação. O código é validado pelos atendentes e, em menos de cinco minutos, o servidor já havia coletado a secreção nasal para o teste PT-PCR.

— Uma maravilha. Para quem está nessa condição, é melhor não precisar ir a uma emergência. Aqui tem muito mais segurança — elogiou.

As testagens ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Cerca de 40 voluntários da UFCSPA e da Santa Casa de Misericórdia atuam na ação — eles se dividem em duas equipes, para evitar a exposição constante.

— O apoio é para desafogar os hospitais e retirar as pessoas de circulação nesses locais. Mais uma forma de combater a pandemia — afirmou Alessandra Dahmer, pró-reitora de planejamento da UFCSPA.

 

Espaço funciona no estacionamento da UFCSPA Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Fernando Ritter, diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, defende o drive-thru como uma medida para evitar aglomerações. O trabalho voluntário de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da UFCSPA, além de mão de obra gratuita e de outras universidades, possibilita a realocação de profissionais do município.

— Dessa forma podemos redistribuí-los, para dar conta da demanda — disse.

Fonte: Tiago Boff – ZH

× Fale conosco