O Diretor Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, em visita realizada aos gestores do TECNOSINOS, em São Leopoldo, explanou sobre as ações da SOFTSUL previstas para 2025, dando especial destaque ao MGPGI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, relatando sobre o sucesso desse modelo já aplicado à empresas residentes em outros parques científicos tecnológicos no Brasil. O objetivo da visita foi o de reforçar a parceria entre a SOFTSUL, que atuou ativamente na implantação do Pólo de Informática de São Leopoldo, com o TECNOSINOS visando a identificação de possíveis ações para fomentar a inovação nas organizações.
Durante a reunião, que contou com a presença de Silvio Bitencourt, gestor executivo do TECNOSINOS, e de Paula Nicolini, analista de relacionamento, os participantes discutiram possíveis encaminhamentos para aplicar à trilha de conteúdos do MGPDI como disciplina de Gestão da Inovação para as empresa incubadas atendidas pelo TECNOSINOS.
O Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) é uma ferramenta, desenvolvida sob a coordenação da SOFTSUL, que tem como objetivo implementar e avaliar processos habilitadores da inovação nas organizações, promovendo um ambiente mais propício para a inovação.
A história da SOFTSUL com o TECNOSINOS é marcada por estreita colaboração desde a criação do Parque Tecnológico e do Polo de Informática de São Leopoldo. Ambas as instituições têm trabalhado juntas para fomentar um ecossistema inovador que promova o desenvolvimento tecnológico na região. A retomada das ações conjuntas, que ao longo dos anos geraram frutos significativos, foi um dos pontos centrais discutidos na visita.
A UNISINOS integra o Conselho Técnico-Científico da SOFTSUL, representada pelo Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Righi e desempenha um papel vital nesse processo. Com uma carreira acadêmica sólida, Righi é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da universidade e possui experiência internacional em centros de pesquisa avançados, como o KAIST – Instituto Avançado Coreano de Ciência e Tecnologia.
Os conselheiros da SOFTSUL, são essenciais para moldar decisões sobre linhas e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de contribuir para a organização de eventos científicos e tecnológicos que promovem a conexão entre universidades e empresas. O Conselho Técnico-científico da SOFTSUL conta também com a participação de professores da UFRGS, PUCRS e FEEVALE.
O TECNOSINOS, criado há mais de 25 anos de atuação, se destaca por sua infraestrutura robusta, capaz de transformar ideias inovadoras em oportunidades concretas. O Parque Tecnológico atua em diversas áreas, incluindo Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação, Comunicação Digital, Tecnologias para a Saúde, Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais. A missão do Tecnosinos é fomentar novas economias baseadas em empreendedorismo inovador e apoiar o desenvolvimento sustentável da região.
Com essa renovada parceria entre a SOFTSUL e a UNISINOS, espera-se que novos horizontes se abram para a inovação tecnológica e o surgimento de soluções que impactem positivamente a sociedade e a economia local.


