SOFTSUL promove workshop com associados e debate planejamento 2019 – 2025

Em 20 de novembro de 2018, a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL) promoveu, no Salão Bremen da SOGIPA, um workshop com a participação de suas filiadas, representantes da academia, do Governo do Estado e de entidades parceiras visando formatar o planejamento estratégico para o período 2019/2025. O evento contou com mais de 60 participantes e teve como facilitadores Francisco Lumertz, da empresa SELCON, e André Carrasco, da empresa IDEACT.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da entidade, Alfredo Bandeira Bohn, da empresa associada L2 Sistemas, e pelo Coordenador do Conselho Empresarial, Maurício Rezende, da empresa associada JOIN Tecnologia.

Na abertura, o Diretor Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, fez uma breve apresentação sobre a entidade, falando sobre o trabalho desenvolvido, o contexto atual e cenários, tanto do mercado, quanto das tendências tecnológicas que impactarão nas pessoas e nos negócios das empresas. “Esperamos traçar uma visão de futuro e identificar os temas relevantes, as principais competências e demandas do setor de TIC no Rio Grande do Sul e, a partir delas, propor rotas e um plano de ação estratégico para as organizações, que resulte na transformação necessária para o desenvolvimento das empresas de TIC do estado e para a alavancagem do setor até 2025”, disse Antonioni.

Posteriormente, os facilitadores prepararam uma atividade de integração entre os participantes do workshop e adotaram técnicas de design thinking, possibilitando debates sobre expectativas futuras e priorizando insights em grupos. A programação abordou ainda assuntos como neurociência do sucesso, inteligência coletiva e maindfullness.

Na reta final do evento, os empresários puderam criar sugestões para o futuro da SOFTSUL e das empresas, comentando sobre cenários e maneiras de aperfeiçoar modelos de negócio para atender as demandas e alavancar o setor de TICs.

Com a realização do Workshop a SOFTSUL espera construir um novo Plano Estratégico e um novo Plano de Ação para suas atividades de apoio às empresas. Assim, espera também, fazer a sua parte e contribuir, para tornar o ecossistema de TIC do Rio Grande do Sul reconhecido pela inovação, pelo uso de tecnologias estado da arte, pela geração de produtos de alto valor agregado, pelo alcance a novos mercados e pela existência de empresas e startups vencedoras, resultando na transformação e no desenvolvimento do mercado até 2025.

× Fale conosco