SYGECOM: Pesquisadores criam respirador com base em sucata eletrônica

Um grupo de desenvolvedores resolveu se reunir para criar respirador de baixo custo a partir de lixo eletrônico. O objetivo do projeto é trazer a sucata de volta a vida das pessoas.

O projeto foi idealizado pelo Centro de Pesquisa Joseph Elbling, da QI Faculdade e Escola Técnica, com o apoio da Associação dos Recicladores de Viamão (ARV). A equipe de 10 pessoas projetou e construiu  um ventilador popularmente chamado de respirador artificial, utilizando apenas materiais recicláveis. Dentre os integrantes dessa equipe estão alunos, ex-alunos da área de Tecnologia e Informação, médicos, enfermeiros e profissionais da comunicação. A parte de estudos do projeto durou uma semana, enquanto a criação foi feita em 24 horas.

O protótipo final atende os parâmetros de controle de frequência respiratória e de volume de oxigênio certificados internacionalmente por órgãos de Saúde. Como se trata de reutilização de resíduo eletrônico, o produto final tem baixíssimo custo de produção. A programação das funções foi realizada no sistema opensource (código aberto), o que, segundos os pesquisadores, permite que a ideia seja replicada.

Alternativa de Baixo Custo

O objetivo do projeto é propor um modelo de respirador eletrônico de baixíssimo custo que sirva de alternativa a regiões do mundo que não tem poder financeiro para adquirir esta cara tecnologia, o custo médio do projeto foi de 50 dólares (metade do valor do respirador de baixo custo desenvolvido pelo MIT dos Estados Unidos).  Rodrigo Barreto, líder técnico do projeto e professor responsável pelo centro de pesquisa da QI explica que há três anos um dos seus papéis é incentivar os alunos dos cursos técnicos a utilizar a criatividade e tecnologia para o desenvolvimento de projetos com cunho social.

Rodrigo conta que sua relação com a reciclagem vem desde que ele começou a auxiliar os alunos no desenvolvimento de projetos científicos para participação em feiras nacionais e internacionais. Ele comenta que a reutilização de materiais é uma alternativa fundamental primeiro por conta da obsolencia dos materiais eletrônicos e o consumismo feroz, que acarreta no descarte massivo de equipamentos eletroeletrônicos, muitos deles funcionando ou necessitando de apenas alguns pequenos reparos para serem adquiridos e reaproveitados por famílias com menor condição financeira. “O uso do lixo eletrônico sempre me chamou atenção como alternativa de baixíssimo custo e por ser um material em abundância.”, relata.

A reciclagem é uma fonte fantástica para o desenvolvimento tanto de projetos tecnológicos quando de projetos tradicionais relevantes. A ideia de criar esse protótipo surgiu junto com Carlos, coordenador da COOVIR e presidente da ARV, eles queriam utilizar a cooperativa para fazer algo útil para o momento. ”Foi nesse momento que surgiu a dúvida de se era possível a construção de um respirador com uso de resíduo eletrônico. Através deste questionamento que nasceu a ideia de promover uma virada tecnologia”, conta.

Barreto destaca que o protótipo é um modelo de respirador voltado para quadros onde o paciente ainda tem algum movimento no pulmão. O produto não é indicado para casos mais graves, quando o sistema de saúde entra em colapso. Ao ser usado para casos mais simples, evita que a doença progrida e faça necessário o uso de equipamentos mais complexos e caros.

Entre as sucatas eletrônicas usadas no produto final estão um celular, transformado na tela do respirador, e uma bomba de encher colchões infláveis, que foi convertida no mecanismo que faz o bombeamento de ar. As únicas peças novas que foram compradas fazem parte do controle eletrônico.

Busca por apoio

Os organizadores do projeto buscam parcerias para dar continuidade a segunda etapa do projeto do respirador e para tentar tornar a virada tecnológica um projeto regular, onde uma vez por mês reúne voluntários, apresentamos um problema social importante e em 24h propomos uma solução com o uso de resíduos eletrônicos.

Interessados em colaborar podem entrar em contato pelos links abaixo:

Site da iniciativa: http://respiradordebaixocusto.com.br/

Vakinha Online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/respirador-automatica-de-lixo-eletronico 

A Sygecom é empresa filiada à SOFTSUL.

Fonte: Thariany Mendelski – Marketing da Sygecom

× Fale conosco