A era da Internet das Coisas está chegando!

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está indo para a sua casa. A residência automaticamente percebe isso e, instantes antes de sua chegada, liga o ar condicionado na temperatura de sua preferência e prepara a televisão para sintonizar no seu programa favorito. A geladeira percebe que a bebida predileta do morador havia acabado e realiza a compra automaticamente. Tudo pronto. Agora, ele só precisa se sentar no sofá, pegar sua bebida e apertar o play no controle remoto. Este é um exemplo de cenário que pode se tornar rotineiro com a implantação da Internet das Coisas (IoT).

Trata-se de um paradigma de computação que vem rapidamente ganhando espaço nos ambientes da tecnologia da informação e da comunicação. A ideia é basicamente a presença de uma variedade de dispositivos computacionais, ou coisas, que são capazes de interagir e cooperar entre si, a fim de alcançar objetivos comuns. Isso é feito por meios de comunicação via internet. Smartphones, sensores, relógios inteligentes, eletrodomésticos conectados, smart TVs, entre outros, são alguns exemplos de coisas da IoT.

Grandes fabricantes do setor, como IBM, Intel, e Cisco, já estimam que, no ano de 2020, o número total de dispositivos conectados ao redor do mundo alcance a marca de 50 bilhões. Atualmente, cada pessoa já carrega pelo menos um ou dois deles e, de acordo com estudo da Universidade Nacional da Austrália, daqui a quatro anos esse número poderá triplicar. Isso tudo poderá ser percebido em diferentes ambientes da sociedade: na área médica, no transporte público, em cidades inteligentes.

Podemos perceber que a tecnologia está evoluindo e se tornando cada vez mais próxima das pessoas. E com ela vem também os desafios, que devem ser examinados desde já. A interoperabilidade, relacionada ao fato de realizar a comunicação entre dispositivos de diferentes características ou fabricantes, pode ser um exemplo, sem falar na segurança e privacidade de dados. É uma área em ascensão e com muitas possibilidades de desenvolvimento ainda, mas certamente com enorme potencial de atuação para quem está ingressando neste campo de trabalho. A era da Internet das Coisas está chegando e todos iremos nos beneficiar disto.

Everton de Matos
Professor do curso Técnico em Informática
da Escola Profissional Fundatec

× Fale conosco