ABDI e Softex Promovem Eventos de Speed Datings para Aceleração de Negócios em Inovação Aberta entre Startups e Indústrias

Serão três encontros totalmente online e gratuitos, com vagas limitadas, dentro do projeto VIAS

Por Redação Softex*

O conceito de compartilhar recursos e conhecimentos internos de uma empresa a colaboradores externos, com o objetivo de acelerar o processo de inovação, é cada vez mais frequente. Para impulsionar a estratégia de inovação aberta entre indústria e startups, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), está com inscrições abertas para o VIAS speed: encontros online, totalmente gratuitos, na modalidade speed dating (encontros rápidos), com foco na aceleração de negócios inovadores entre startups que atuam com tecnologias da Indústria 4.0 (I4.0) e as empresas industriais brasileiras.

Serão realizados três eventos. Em cada um deles, indústrias e startups participantes terão acesso ao diagnóstico guiado do VIAS scan para potencializar as conexões, uma apresentação de business cases da conexão entre startups e indústrias, e participarão de rodadas de negócios com matchmaking entre desafios das indústrias e os perfis das startups.

“As startups têm papel fundamental na aceleração da inovação no país e são uma alternativa rápida e menos arriscada para a indústria. O VIAS speed pode potencializar essa conexão e acelerar os resultados”, explica Lanna Dioum, líder de projetos de inovação da ABDI.

Para Elisa Carlos, head de operações da Softex, a inovação é condição sine qua non para a sobrevivência e o fortalecimento das corporações no mercado. “A inovação aberta é uma ferramenta fundamental para levar o Brasil a um novo patamar ao gerar conexões de valor para o ecossistema e fortalecer o modelo da quíntupla hélice”, destaca.

Como acontecem as conexões?

Serão selecionadas cinco indústrias e 25 startups para este encontro. É imprescindível que a indústria, ao se inscrever, esteja comprometida com a participação no evento, para conhecer as soluções apresentadas pelas startups e prontas para, possivelmente, fechar negócios.

As startups que compõem o portfólio para cada encontro passarão por um processo de scouting e ficarão à disposição das indústrias selecionadas, durante uma semana, para que sejam escolhidas. O VIAS ficará responsável por montar a agenda de conexões e garantir a presença das startups.

Cada indústria se reunirá, no dia do evento, por 20 minutos, com cada startup (até cinco) individualmente, em salas separadas. Neste tempo, a startup fará um pitch com proposta de valor clara, de até três minutos, deixando tempo para discussões, interações e networking.

Inscrições

A análise das inscrições e seleção das indústrias e startups será feita de acordo com a proximidade das necessidades das empresas com as soluções das startups participantes – e vice-versa. Indústrias e startups serão notificadas com, pelo menos, uma semana de antecedência ao evento selecionado.

Os encontros acontecerão nas seguintes datas: 30/03, 27/04 e 1º/06. As inscrições deverão ser feitas a partir da abertura do formulário de cada evento e as vagas são limitadas.

As inscrições para o primeiro evento, que acontecerá no dia 30 de março, das -9h00 às 11h40, via Meet, estão abertas. Clique aqui para garantir a sua participação.

Sobre o VIAS

O Programa VIAS é uma iniciativa ABDI Open e que nasceu da união de esforços entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) com o objetivo de difundir conhecimento tecnológico sobre relacionamento entre empresas e startups.

Saiba mais em https://vias.net.br/

*Com informações ASCOM ABDI

Fonte: Softex

× Fale conosco