ABES lança Campanha sobre “Mobilização para a Redução da Desigualdade no Brasil”

A “Mobilização para a redução da desigualdade” é o nome da campanha lançada pela ABES, em parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick. Como objetivo apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI (notebooks, PCs, racks etc.) descartados pelas empresas que aderirem ao Programa ReciTech, que faz a coleta, reciclagem e reinsere os equipamentos na cadeia produtiva.

As empresas participantes da mobilização terão como benefício a isenção dos custos de logística, receberão a documentação legal dos descartes e um Relatório de Impacto Socioambiental (RIA) com as informações de impacto ambiental, econômico e social para acompanhamento e uso em seus Relatórios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. As companhias poderão indicar os projetos sociais que receberão as devolutivas dos recursos gerados por meio do ReciTech.

Todas as empresas do território nacional, associadas da ABES ou não, podem participar deste movimento de impacto positivo no meio ambiente, sempre atendendo as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês), alinhadas ao Pacto Global da ONU.

As organizações que encaminharem seus equipamentos de TI para o Programa ReciTech, após o término do processo de reciclagem e recondicionamento, receberão um selo e o certificado de “Empresa participante da Mobilização pela Redução da Desigualdade no Brasil”, emitido pelos parceiros desta iniciativa. Mediante autorização, a logomarca da empresa será inserida nesta página e citada em materiais de divulgação institucional e nos comunicados à imprensa referentes à mobilização.

Você sabia que:

  • 1milhões de toneladas de resíduos eletrônicos gerados

Estima-se que o Brasil gere, atualmente, 2.1 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano;

  • 30% equipamentos de TI poderiam ser recondicionados

Em média 30% dos equipamentos de TI descartados teriam condições de ser recondicionados e reinseridos na economia e os outros 70% podem ser reciclados;

  • 8 pessoas são impactadas a cada equipamento recondicionado

Cada equipamento recondicionado, se aplicado em projeto de inclusão social, impacta por ano 11,8 pessoas. Até 2023, teríamos mais de 880 mil pessoas beneficiadas.

Fonte: ABES

 

× Fale conosco