Adotei Scrum e tudo vai de vento em popa #sqn foi o tema da edição de maio do CaféTech

Com um novo formato o CaféTech, que este ano é realizado na sede da SOFTSUL, nesta edição teve a participação como moderadora, a Profª Drª Karin Becker – Professora do Instituto de Informática da UFRGS, que abordou o tema ‘Adotei Scrum e tudo vai de vento em popa #sqn’, trazendo as aplicações práticas dos métodos ágeis, especificamente o Scrum.

Na palestra, foram abordados o valor agregado de suas principais práticas, e os  cuidados que devem ser tomados para que a adoção de Scrum atenda às expectativas de melhoria de produtividade, visibilidade e satisfação dos clientes.

O Scrum é um framework para gerência do desenvolvimento de produtos de software, que segue o modelo iterativo e incremental. Todas suas práticas são calçadas nos princípios ágeis, entre eles a entrega contínua de software que agregue valor ao cliente, a acomodação da mudança, o empoderamento e comprometimento do time, e o constante questionamento sobre melhorias de processo, ambiente e comportamento.

O framework  é organizado de forma não prescritiva em termos de papeis, rituais e artefatos, o que confere à sua adoção simplicidade e muitos graus de liberdade.

A Profª Drª Karin Becker é profissional com experiência tanto na academia quanto na indústria e participou da implantação de práticas ágeis em diferentes projetos.  É grande entusiasta de métodos ágeis, cujas técnicas, além de ensinar em nível de graduação e em cursos de especialização, adota para condução de seus projetos de pesquisa. Atua como professora adjunta no Instituto de Informática da UFRGS desde 2010.

× Fale conosco