SOFTSUL prepara ações para o setor de TIC em 2019

 2018 foi um ano de muitas expectativas e mudanças no mercado de TIC, registrando pequeno crescimento devido as incertezas comuns em anos eleitorais.  A SOFTSUL lançou novos eventos em 2018 e pretende intensificar suas ações em 2019 para melhor contribuir com o aumento da competitividade das empresas do setor e com o desenvolvimento socioeconômico do RS.

Mesmo com todas as dificuldades de crescimento, seis empresas filiadas à SOFTSUL foram apoiadas na captação de funding perfazendo um total de R$ 18 milhões.  Este resultado contou com convênios para a captação de recursos financeiros, reembolsáveis e não reembolsáveis para as empresas e seus projetos, firmados pela SOFTSUL com importantes instituições financeiras como o BRDE e o BADESUL, além do BNDES e FINEP.

Fizeram parte do Plano de Ação da SOFTSUL, eventos relacionados à capacitação, inteligência competitiva, fusões e aquisições, oportunidades de negócios e expansão de mercado, resultando o apoio da SOFTSUL para a internacionalização de três empresas do seu quadro associativo.

Visando aumentar o contato com suas empresas filiadas e o mercado, gerando subsídios para empresários da área de TIC, a SOFTSUL realizou 27 eventos em 2018, reunindo mais de 500 profissionais do segmento. Com edições mensais do SOFTSUL!talks (happy hour) e do CaféTECH (café da manhã), foram tratados temas importantes como Data Lake, Inteligência Artificial, Práticas ágeis no desenvolvimento de softwares, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Aumentada, Código Limpo e de Alta Qualidade no Desenvolvimento de Software, User Experience (UX), Design, Internacionalização de Marcas e Segurança Cibernética.

Entre os eventos de destaque do ano o Meet & Match SOFTSUL, realizado em abril, buscou aproximar as empresas participantes promovendo relacionamento e troca de informações estratégicas para os negócios entre elas. Na ocasião, mais de 30 empresários estiveram presentes na atividade.

No mês seguinte, a SOFTSUL anunciou apoio a 3ª edição do Programa de Inovação e Empreendedorismo para empresas de TI, realizado pela FUMSOFT em colaboração com o Stanford Center for Professional Development (SCPD).

Um dos temas que recebeu grande atenção foi o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI). O modelo consiste na implantação de processos nas organizações, com o objetivo de estruturar a sua capacidade de inovar.  Durante o ano, a SOFTSUL ofereceu um diagnóstico gratuito de inovação para empresas em workshops interativos sobre o MGPDI.

A temática de Dados Abertos também foi muito destacada ao longo de 2018. Em agosto, a Associação promoveu um workshop sobre o assunto, em parceria com a ASSESPRO-RS, onde participaram 60 representantes de empresas de TI.

Ainda em 2018, foi formado o Grupo de Capital Humano da SOFTSUL para promover um espaço para discussão e troca de experiências na área, além de estimular a inovação e a fomentação de ideias que possam subsidiar a SOFTSUL na criação de projetos, pesquisas, estudos e outras atividades de interesse comum. Foram realizadas seis reuniões mensais e tiveram a participação de 44 profissionais de Recursos Humanos das empresas filiadas à SOFTSUL e alguns convidados de RH.

Durante este ano, a SOFTSUL atuou na presidência do CETI (Conselho das Entidades de Tecnologia de Informação) que representa as entidades da classe empresarial, fomentando ações e defendendo seus direitos e interesses diante do poder público, órgãos e instituições municipais, estaduais e federais. Participou ativamente do COMCET (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia) contribuindo com a revisão e regulamentação da Lei Municipal de Inovação.  No interior do Estado do RS, a SOFTSUL participou do evento sobre financiamento à inovação para empresas promovido pelo PoloSul e APLTEC, em Passo Fundo. Participou também do Workshop: MGPDI Interativo, promovido pela ATI Vales (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Vale do Rio Pardo e Taquari) em Santa Cruz do Sul.

Em nível nacional, a SOFTSUL participa do Conselho Executivo da BraFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira e apoiou a realização do evento de P&D colaborativo em Belo Horizonte, da Chamada de ideias para projetos de P&D colaborativo e Incoday 2018, em Recife.  A SOFTSUL também apoia a divulgação das ações SOFTEX e participa do planejamento das ações da Rede de Agentes SOFTEX.

Para 2019, a SOFTSUL espera construir um novo Plano Estratégico e um novo Plano de Ação para suas atividades de apoio às empresas. Para isso, promoveu em novembro uma atividade com a participação das empresas filiadas, representantes da academia, do Governo do Estado e de entidades parceiras, buscando adquirir subsídios e ideias para a formatação de um planejamento para o período 2019/2025. O evento contou com mais de 60 participantes.

Segundo o Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, as mudanças arquitetadas estão de acordo com as tendências de mercado. “Traçamos uma visão de futuro e identificamos temas relevantes, as principais competências e demandas do setor de TIC no Rio Grande do Sul e, a partir disso, vamos propor rotas que resultem na alavancagem do setor até 2025”, disse.

× Fale conosco