BRAFIP estimula a cooperação internacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A Associação Brasileira para a Promoção da Inovação em Plataformas Tecnológicas (BRAFIP), que envolve empresas, universidades e centros de pesquisa, promoveu a primeira edição nacional do International Cooperation Day (IncoDay). O evento aconteceu no dia 6 de dezembro, em São Paulo, com o objetivo de formação de consórcios para a realização de projetos colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I).

Na ocasião foram apresentados os pitchs dos dez projetos selecionados na 1ª Chamada BRAFIP de Ideias para P&D&I em Cooperação, que recebeu mais de 100 propostas de cinco países. ‘O objetivo do evento foi que o diálogo entre os apresentadores e os participantes gerasse grupos de trabalho, com vistas à formulação concreta de projetos de P&D em cooperação”, enfatizou José Antonio Antonioni, vice-presidente do Conselho de Administração da BRAFIP e diretor presidente da SOFTSUL.

A Associação pretende agregar empresas de diversos segmentos. Como explica Antonioni, ‘mesmo que organizações com histórico na área de TI e telecomunicações sejam as fundadoras da BRAFIP, a associação está aberta a todas as empresas e instituições que desejem atuar em projetos de P&D colaborativo, via consórcios internacionais, principalmente com o apoio de programas de incentivo da União Europeia como o Horizonte 2020. Nesse contexto, cabe à BRAFIP a articulação destes projetos, sendo importante destacar que tais projetos estimulam também a internacionalização das empresas brasileiras.

A BRAFIP opera desde 2011 como a plataforma tecnológica brasileira inspirada no modelo europeu de desenvolvimento. Como interlocutores, tem outras sete plataformas na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai) e mais de 40 na Europa.

Atualmente, a entidade soma mais de 150 empresas participantes, que se somam às associadas institucionais (ABTelecom, Assespro Nacional, ITS, Riosoft, SBC, Softex Campinas, Softex Recife e SOFTSUL).  A atual Diretoria é presidida por Roberto Carlos Mayer (Assespro Nacional), José Antonio Antonioni (SOFTSUL), como primeiro vice-presidente; José Vidal Bellinetti (ITS), como segundo vice-presidente; e Edvar Pera Júnior (Softex Campinas), como conselheiro secretário.

A programação do IncoDay

A parte da manhã do evento foi dedicada à realização de um painel de debates sobre a situação atual e os desafios enfrentados na execução de projetos de P&D&I em âmbito internacional, via consórcios multidisciplinares.

Moderado por Roberto Carlos Mayer, o painel contou com apresentações feitas por Tonny Velin, da NESSI – Plataforma Tecnológica Europeia de Software e Serviços; Professor Nicolau Reinhardt, da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP) e da Fundação Instituto de Administração; Cláudia Capelli, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e por José Antonio Antonioni, vice presidente da BRAFIP e diretor presidente da SOFTSUL.

O Professor Nicolau Reinhardt apresentou o tema: A Busca por um Paralelo entre Pesquisa Científica Colaborativa e Pesquisa e Desenvolvimento Colaborativos, com a conclusão de que a pesquisa colaborativa é dinamizada por três princípios: – relacionamento social e pessoal prévio entre os participantes; – existência de cultura e valores comuns; – fatores facilitadores como objetivos comuns, acesso a recursos e estruturas disponíveis apenas ao grupo.

Edvar Pera Júnior, secretário do Conselho de Administração da BRAFIP e diretor da Softex-Núcleo Campinas, falou sobre Funding para Projetos de Inovação.

Além disso, das dez melhores ideias selecionadas na 1ª Chamada de Ideias, foram apresentados pitchs sobre as seguintes:

Ideia 1 – AGRISOFT, São Paulo (SP) – Inovações tecnológicas na Administração Rural

Ideia 3 – GASGRID, Sorocaba (SP) – Uso de plataformas IoT e IA para otimização de funcionamento de biodigestores

Ideia 4 – HI, Campinas (SP) – OnlinEE

Ideia 6 – LightBase, Brasília (DF) – LightBase as a Cloud Platform

Ideia 7 – MBI, São Paulo (SP) – Gestão de transações limitadas no tempo no ambiente de nuvem

Ideia 8 – Mprojects, Barueri (SP) – Mobility Chip Card

Ideia 10 – RH3. Recife (PE) – Matchmaking de candidatos utilizando Machine Learning para recrutamento e seleção.

× Fale conosco