BraFIP facilita projetos internacionais de inovação para as empresas brasileiras

A Plataforma Tecnológica Brasileira – BraFIP, continua recebendo adesões de empresas, centros de pesquisas, academias e órgãos públicos. Um dos objetivos centrais é permitir às empresas nacionais com projetos de pesquisa e desenvolvimento intensos em Tecnologia da Informação e da Comunicação a participação em projetos cooperados com organizações de vários países com recursos disponibilizados pela União Europeia, via fundo Horizon 2020. No total, são € 80 bilhões não reembolsáveis para financiamentos.

A BraFIP faz parte de um movimento internacional de Plataformas Tecnológicas que visa a construção de parcerias entre organizações de diversos países latino-americanos e europeus, para a execução de projetos de inovação tecnológica de naturezas diversas, que demandem o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Trata-se de mais um canal para acelerar de forma eficaz a Inovação em todos os setores da economia. Vale ressaltar que diversas Plataformas Tecnológicas Latino Americanas já estão ganhando dimensão e destaque no cenário internacional.

A BraFIP integra o consórcio Conecta 2020 (www.conecta2020.eu), cujo objetivo é estreitar os laços entre as Plataformas Tecnológicas Latino Americanas e as Plataformas Tecnológicas Européias.  Para facilitar a aproximação entre empresas e instituições de diferentes países, o consórcio Conecta 2020 criou uma ferramenta na Web para matchmaking entre elas. Esta ferramenta está disponível aos filiados à BraFIP no endereço www.conecta2020.net.

As empresas que se cadastrarem na ferramenta podem postar seus projetos e encontrar parceiros para execução destes, bem como, podem se candidatar para atuar como co-executoras de projetos propostos por outras organizações Latino Americanas ou Europeias. Além disso, as empresas cadastradas recebem em primeira mão informações sobre programas de apoio financeiro à inovação, bem como, de chamadas públicas do fundo Horizon 2020.

Saiba como funciona a BRAFIP, como participar e como obter benefícios da interação entre as atuais 8 (oito) Plataformas Tecnológicas Latino-americanas (LATPs) e as 40 (quarenta) Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs) com possibilidade de execução de projetos com recursos do fundo europeu Horizonte 2020 (http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/). Para saber mais sobre as ETPS consulte http://www.ec.europa.eu/etp.

Podem participar da BRAFIP empresas de qualquer porte e de qualquer setor da economia, públicas e privadas, universidades e centros de pesquisa, públicos e privados, associações setoriais, bem como órgãos e agências de governo. Para maiores informações e adesão à BraFIP consulte www.brafip.org.br .

× Fale conosco