BRAFIP – Incoday 2020

O International Cooperation Day 2020 foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias da Paraíba, na cidade de Campina Grande (PB), com participação presencial ou virtual.

O BRAFIP INCODAY é um evento anual, de caráter internacional, organizado pela BRAFIP (Plataforma Tecnológica Brasileira) em diferentes cidades e estados do Brasil.

No dia 03 de dezembro, José Antonio Antonioni, vice-presidente da BRAFIP e diretor presidente da SOFTSUL moderou o Painel Internacional Conexão Plataformas Tecnológicas Latinoamericanas e Europeias, com a participação de especialistas dos países: Brasil, Costa Rica, Peru, Uruguai e Espanha.

Antonioni falou sobre o plataformas tecnológicas europeias e latinoamericanas realçando tratar-se de um movimento internacional que promove oportunidades para empresas, organizações, centros de pesquisa de diversos países com o propósito de fomentar pesquisa, desenvolvimento e inovação de forma colaborativa.

Também foram mencionadas as vantagens da formação de consórcios de desenvolvimento que permitem agregar conhecimento de diversas organizações de distintos países com o objetivo comum de desenvolver um projeto que poderá beneficiar a todos os participantes de forma globalizada.

A BRAFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira foi apresentada por Kival Weber, Membro do Comitê Diretor e do Conselho de Administração que falou sobre a Reestruturação e Institucionalização e as principais ações realizadas pela Plataforma.

Ainda na tarde do dia 03/12 foi feito o Lançamento da BSRIA 2020 – Agenda Brasileira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Colaboração por Roberto C. Mayer, Presidente da BRAFIP que apresentou o objetivo, a metodologia de trabalho utilizada, e o contexto da Agenda Nacional criada para impulsionar a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação em Colaboração. Este trabalho, foi desenvolvido ao longo de dois anos, por um Comitê, formado por convidados a participar, como representantes de entidades que formam a BRAFIP, representantes do governo, de outras entidades, prestadores independentes e pessoas que já ocuparam cargos públicos.  Este Comitê desenvolveu sua própria metodologia de trabalho, criando o Repositório Público da BSRIA 2020 com o objetivo de propor um documento de medidas e iniciativas que contribuam para melhorar significativamente a geração e uso de pesquisa, desenvolvimento e inovação em colaboração no Brasil.

Os documentos do Repositório Público da BSRIA 2020, estão disponíveis em http://bit.do/sriabrasil2020repositorio .

Todas as atividades desenvolvidas durante o INCODAY 2020, realizados nos dias 2 e 3 de dezembro, estão disponíveis no canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCON4tShQ-p_sd3I1XleYOuw.

× Fale conosco