CaféTECH de dezembro debateu o User Experience

A Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL) promoveu no dia 5 de dezembro a última edição do CaféTECH de 2018. O evento abordou o tema User Experience (UX) e teve como moderador o Prof. Dr. Marcelo Pimenta, do Instituto de Informática da UFRGS.

Em sua apresentação, Marcelo comentou sobre a transformação no uso dos sistemas, já que atualmente as pessoas não precisam de treinamentos para usarem celulares, tablets e aplicativos. Ainda durante a palestra, ele mostrou fundamentos do User Experience, alguns princípios para sua adoção, as implicações no cotidiano dos usuários e como integrar suas práticas ao processo de desenvolvimento de software.

O professor do Instituto de Informática da UFRGS afirmou que no mercado atual é necessário conhecer muito bem o perfil do público consumidor da empresa. “É difícil, tecnicamente, fazer um sistema fácil para o usuário, mas é necessário. Hoje as pessoas não querem um manual ou um treinamento, elas só querem pegar o aparelho e mexer nele. Portanto, o ideal é que o produto se adapte ao consumidor e não o contrário”, disse.

O User Experience, ou experiência do usuário, envolve o modo como a pessoa interage com o mundo ao seu redor. Visa facilitar a relação do consumidor com a interface, tornando o processo mais prazeroso e útil. De acordo com o professor Marcelo Pimenta, o conceito ficou ainda mais desafiador com a evolução da tecnologia. “O nível de exigência dos usuários cresceu demais, pois eles já têm uma experiência de uso muito grande. É preciso atender o que eles precisam, e não só o que eles querem. Então a busca deve ser pela fidelização do cliente, gerando mais satisfação e interação, pois o usuário satisfeito sempre retorna”, afirmou.

No fim do evento, Marcelo Pimenta ainda deixou um conselho para os empresários presentes. “É necessário que as organizações conheçam seus usuários, definam suas metas, testem seus produtos. Para todo esse processo, é vital que as empresas estejam preparadas para ter um UX Designer entre seus funcionários, pois é ele que trabalhará com as emoções e qualificará as experiências dos clientes”, concluiu.

O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de negócios. O evento foi realizado mensalmente durante todo o ano de 2018, com parceria do Instituto de Informática da UFRGS.

× Fale conosco