CaféTECH de março abordou Internet das Coisas e a Indústria 4.0

 A primeira edição do CaféTECH 2020 realizada no dia 10 de março de 2020, na SOFTSUL, trouxe o tema Implementando Internet das Coisas e Indústria 4.0: Analisando sensores, infraestrutura, Inteligência Artificial e Visualização.

O moderador convidado foi o Prof. Rodrigo da Rosa Righi que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UNISINOS, onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado.

Baseado em sua experiência na área de Ciência da Computação, mais particularmente nas subáreas que envolvem a computação paralela e distribuída, abordou tópicos como: Como Programar IoT; Relação de IoT com 5G; Instrumentando a sua empresa: sensores, infraestrutura e software; Unindo IoT e Indústria 4.0 com Inteligência Artificial e Software Grafana para visualização.

Segundo o Profº Rodrigo, além dos elementos de rede, a Internet das Coisas traz oportunidades para ferramentas de análise. Existem muitos dados, portanto, sendo pertinente para analisar padrões e comportamentos regulares. Devemos fornecer uma melhor infraestrutura de rede, sem negligenciar o consumo de energia em diferentes níveis: smartphone, leitor, principal placa, elementos de rede e datacenter.

Hoje, os computadores – e, portanto, a Internet – dependem quase totalmente dos seres humanos para obter informações. Quase todos os cerca de 50 petabytes (um petabybe tem 1.024 terabytes) de dados disponíveis na Internet foram capturados e criados pela primeira vez por seres humanos, digitando, pressionando um botão de gravação, tirando uma foto digital ou digitalizando um código de barras.

O prof. Rodrigo comentou que para programar a Internet das Coisas, normalmente são utilizados 1 dos 4 protocolos: COAP, HTML5, MQTT ou EPCGlobal. Ainda, falou-se de Indústria 4,0 e o papel de Inteligência Artificial nesse contexto. É possível usar predição de dados, reconhecimento de padrões e correlação de eventos buscando insights de causa e efeito em uma gama de sensores.

O Profº Rodrigo Righi que possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Possui também pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) – Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing.

O CaféTECH é um Networking Coffee, realizado na SOFTSUL mensal, das 8h 30min e 10h 30min e reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais.

× Fale conosco