CaféTech de outubro abordou Blockchain e Smart Contracts

A edição de Outubro do CaféTech SOFTSUL, teve a participação do Profº. Lisandro Granville, do Instituto de  Informática da UFRGS, que  apresentou  o uso das tecnologias blockchain e smart contract.

As tecnologias the blockchain e smart contract têm chamado muito a atenção da indústria e comunidade científica por apresentar oportunidades de negócio e pesquisas bastante disruptivas. Nascidas em especial no contexto de cripto-moedas, blockchains e smart contracts são tecnologias que de fato habilitam inovações em diversas aplicações e serviços em tecnologias da informação e comunicação (TICs). Neste encontro, foram revisados os fundamentos mais importantes que formam a base de blockchain e smart contracts, de uma forma didática e direta.

Foram apresentados o exemplo do uso destas tecnologias, bem como o ferramental atualmente disponível para se criar soluções baseadas em blockchains e smart contracts, também conhecido como contrato inteligente ou contrato digital, que é um código de computador autoexecutável desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain. Também foram discutidas as oportunidades futuras para estas tecnologias, em contexto nacional e internacional.

O Prof. Lisandro Granville é Doutor em Computação pela UFRGS e professor titular do Instituto de Informática da mesma instituição, atuando junto ao grupo de Redes de Computadores. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado no uso de blockchains e smart contracts em redes de computadores com suporte à NFV (network functions virtualization) e em marketplaces de funções de redes. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), coordenador do comitê em gerência de redes da IEEE (CNOM) e co-coordenador do grupo de pesquisa em gerência de redes do IETF (NMRG).

O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. O evento é por adesão e realizado mensalmente em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS.

× Fale conosco