CaféTech SOFTSUL abordou Internet das Coisas, Big data e indústria 4.0: passaportes para o futuro e a inovação?

No dia 04 de junho de 2019, a SOFTSUL realizou o CaféTech tendo como moderador Alexandre Carissimi, Professor do Instituto de Informática da UFRGS, que abordou o tema: Internet das Coisas, Big data e indústria 4.0: passaportes para o futuro e a inovação?

Esta palestra teve como objetivo desmistificar a Internet das Coisas sendo apresentados os principais conceitos, tecnologias e o ecossistema envolvidos. Também foram discutidos as diferentes áreas de aplicações e os modelos de negócios por trás da Internet das Coisas.

O Prof. Carissimi lembrou que a área de Internet das Coisas, representa um mercado crescente e promissor para a criação de novos produtos, empresas e negócios, pois as tecnologias envolvidas em IoT são várias, e vão desde avanços no campo da microeletrônica, passando por comunicação de dados, pelo desenvolvimento de software e aplicações, indo até a integração de soluções, big data (grande volume de dados) e machine learning (aprendizado de máquinas).

Além desses aspectos tecnológicos, há outros que são tão relevantes quanto, como marcos regulatórios de privacidade e de proteção de dados e os aspectos de segurança da tecnologia da informação.

O Prof. Alexandre Carissimi é Doutor em Computação pelo Instituto National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, 1999, na área de sistemas e comunicação, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Engenheiro Eletricista pela mesma Universidade (1985). Ingressou na UFRGS como professor em 1989. Hoje, é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS vinculado ao Departamento de Informática Aplicada (INA), onde leciona disciplinas relacionadas com sistemas operacionais, sistemas distribuídos, redes de computadores e empreendedorismo.

O CaféTech SOFTSUL é um evento um café da manhã, realizado na SOFTSUL, das 8h 30min às 10h 30min, sempre na primeira terça-feira do mês,  oportunizando conhecimentos e networking entre os participantes, pois traz sempre um tema técnico apresentado pelo corpo docente do Instituto de Informática da UFRGS.

× Fale conosco