COG da BEI, implementado com o Elipse E3, controla 52 usinas remotamente

Operação remota garante menos custos em relação à local, uma vez que o controle é realizado via o Centro de Operação da Geração (COG), eliminando, muitas vezes, a necessidade de deslocamento às usinas

Fundada em 2012, a BEI Brasil Energia Inteligente é uma empresa de operação, manutenção, automação e logística de usinas de geração de energia elétrica. Com clientes presentes em sete estados brasileiros (SC, RJ, MG, GO, MT, MS e BA), a empresa presta serviços para importantes players do setor, como a CEI, VALE, OMEGA Energia, CEMIG e Novelis. O E3, plataforma SCADA da Elipse Software, foi a solução escolhida pela BEI para automação de 52 usinas devido a sua grande qualidade, versatilidade, robustez e fácil aplicação em plantas hidrelétricas e solares.

A BEI foi a integradora responsável pela troca da operação local pela remota com o objetivo de garantir a máxima geração de energia com o menor custo. Para isto, o COG conta com um videowall pelo qual é possível acessar todas as telas do E3, monitorando, em tempo real, as 52 usinas ao longo de 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Pelo fato da aplicação ter sido desenvolvida unicamente pela BEI, todas as telas do software da Elipse apresentam uma mesma interface gráfica, o que facilita a operação e garante maior produtividade.

Centro de Operação da Geração da BEI

O sistema controla 50 usinas hidrelétricas e duas solares no total. No caso das hidrelétricas, é possível acompanhar todos os alarmes, unifilares, tensões, correntes e potências assinaladas junto às unidades geradoras, turbinas e subestações, assim como verificar o nível de abertura das comportas e as temperaturas da água e do óleo de lubrificação das turbinas. Além disto, o E3 permite efetuar comandos para ligar/desligar as unidades geradoras, turbinas e chaves das subestações. Por fim, supervisiona 38 estações hidrométricas, que enviam, de hora em hora, dados pluviométricos e fluviométricos à Agência Nacional de Águas (ANA).

Já em relação ao controle das plantas fotovoltaicas, o E3 permite monitorar as temperaturas e ângulos de inclinação das placas, assim como as tensões, correntes e potências assinaladas junto aos inversores, equipamentos que convertem a energia solar contínua em alternada, forma passível de transmissão. As potências podem ainda ser supervisionadas graficamente no intervalo de tempo definido pelo operador. Além disto, o E3 permite desligar os inversores em situações de emergência e supervisionar as correntes verificadas em cada string box, dispositivo de segurança instalado em um conjunto de placas. Motores responsáveis por inclinar as placas de acordo com a incidência solar para que possam captar mais energia, os trackers também integram a lista dos aparelhos monitorados pelo software.

Mais informações no case.

A ELIPSE Software é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho Assessor de Comunicação da ELIPSE

× Fale conosco