Computação em Nuvem foi o tema do Conexão SOFTSUL

O evento reuniu empresários e executivos do setor de TI na sede do BRDE

No dia 27 de abril, foi realizada a série de debates do Conexão SOFTSUL com uma tarde de palestras sobre as principais vantagens e avanços tecnológicos da computação em nuvem. O ambiente promoveu a troca de conhecimentos entre empresários e executivos do setor de TI, a fim de repensar a estratégia de cloud das organizações, enfatizando as principais tendências do mercado. Estiveram presentes tanto desenvolvedores quanto usuários de cloud, consultores, bem como representantes da academia. O evento contou com o apoio BRDE, DATACENTRICS, DBSERVER, GARTNER, HEWLETT PACKARD ENTERPRISE – HPE, PLUGAR, SAFEWEB, Secovi RIO.

A palestra principal (Keynote) foi ministrada pelo Business Development Consultant do GARTNER, Rodrigo Mylius, que falou sobre a revolução digital e o novo perfil do consumidor de tecnologia, conceituando e abordando as prioridades e principais tendências para o setor de TI na apresentação “Cloud Computing in Brazil, hype or reality?” Segundo Mylius, Cloud é uma das principais prioridades de investimento para os CIOs no mundo e no Brasil. Até 2019, mais de 30% dos novos investimentos dos provedores de Software vão migrar de “cloud first” para “cloud only”. Isto significa que para os provedores de Tecnologia todos devem ter uma boa estratégia de crescimento associada a serviços na nuvem – visto que a adoção está aumentando em todos os mercados – serviços, geografias, indústrias, etc. E os casos de uso da nuvem estão cada vez mais orientados em torno da transformação digital; E somente os provedores mais ágeis e inovadores sobreviverão a esta mudança no mercado.

Após o lançamento da SOFTCLOUD com a assinatura do contrato da parceria DATACENTRICS e SOFTSUL, os eixos temáticos foram mediados pelo jornalista Ricardo Orlandini, de acordo com a exposição de cada painelista. Na oportunidade, o grupo expôs as principais tendências de um cenário onde as empresas de todos os setores estão migrando seus sistemas essenciais e se tornando mais eficazes e competitivas com baixo investimento por meio da Cloud Computing.

A primeira mesa de debate sobre o Desenvolvimento de Soluções eficazes para Computação em Nuvem foi composta pelo Prof. Luiz Carlos Zancanella, Diretor Presidente da SAFEWEB – que focou sua exposição em Segurança da Informação em Ambiente de Nuvem, e pelo Sócio Diretor da DBServer Sistemas de Informática, Verner Heidrich – apresentando as “Possibilidades de Avanços no Uso da Nuvem através da Internet das Coisas.” E o terceiro painelista foi o Diretor de Negócios PLUGAR, Leonado Rios – que abordou aspectos de Informações Estratégicas, em torno das Soluções de Inteligência de Mercado na nuvem para apoio à decisão.

A segunda mesa de debate foi composta pelo CEO da Doc.Space, Eduardo Arruda – que falou sobre os impactos que a tecnologia gera na vida pessoal e profissional, e como o ambiente Cloud pode auxiliar durante buscas e armazenamentos nas tarefas e deslocamentos diários, por exemplo. As demais exposições foram ministradas pelo Gerente de Sistemas no R&D Center-Brazil da HPE Hewllet Packard Enterprise (HPE), João Jornada – que apresentou importantes dados sobre o Avanço na Cloud com IaC (Infraestrutura como Código) e HPE Oneview; e ainda por Maurício Eiras Mesquita – Coordenador Estatístico,  que abordou questões de Inteligência de mercado aplicada no melhoramento e expansão de produtos e serviços: um caso de sucesso da Secovi RJ.

 

× Fale conosco