Concluídas primeiras avaliações MGPDI em três empresas  

Em 2016, três empresas do Grupo Piloto passaram pela Avaliação MGPDI, no Perfil I – Processos Executados:

Uninfo (Chapecó-SC), Schalter e Kenta (Porto Alegre-RS)

No dia 31 de outubro, foi concluída a avaliação dos processos de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), no Perfil I – Processos Executados, na Unidade Organizacional (UO) da empresa Uninfo Sistemas Ltda – ME, em Chapecó-SC, seguindo o Modelo de Avaliação MA-MGPDI.

A implementação do Modelo de Referência MR-MGPDI na empresa foi realizada durante dezembro de 2015 a junho de 2016, com apoio dos consultores de implementação Radamés Pereira, da UNOCHAPECÓ, e Beatriz Silveira Brufau, da Consys. A equipe de avaliação foi formada pela avaliadora líder, Rosane Melchionna, da SOFTSUL, pelo avaliador adjunto Renato Ferraz Machado, da QualityFocus e pelo avaliador interno Helder Moraes, da Uninfo.

“Implementamos há pouco este novo modelo, e já percebemos grandes diferenças, principalmente na questão da forma de fazer a inovação. Já notamos resultados, porque passamos a medir de uma forma mais efetiva a atividade dos colaboradores, trazendo novas ideias, que estavam latentes dentro da empresa. Também, vimos a possibilidade de interagir com o mercado, envolvendo os clientes para que eles vivam conosco este novo jeito de gerir empresas. A tendência mundial é transformar o colaborador em um intraempreendedor e que ele faça parte da construção da empresa, e uma das formas é através da inovação. O MGPDI está sendo muito eficaz, mas claro que há toda uma trajetória ser percorrida. Acredito e indico o modelo MGPDI para que as empresas cresçam e evoluam as suas formas de fazer negócio”, explica Itatiane Luiza Tamanho Dal Bem, Diretora do Grupo Uninfo.

Em Porto Alegre, as empresas Kenta e Schalter também foram avaliadas. No dia 9 de novembro, foi concluída a avaliação dos processos de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), no Perfil I – Processos Executados, na Unidade Organizacional (UO) da empresa SCHALTER ELETRÔNICA LTDA, em Porto Alegre-RS, seguindo o Modelo de Avaliação MA-MGPDI.

A implementação do Modelo de Referência MR-MGPDI na empresa foi realizada  com apoio da consultora de implementação Rosane Melchionna, da SOFTSUL. A equipe de avaliação foi formada pelo avaliador líder Renato Ferraz Machado, da QUALITYFOCUS, pela avaliadora adjunta Ana Marcia Debiasi Duarte, da Universidade Do Oeste De Santa Catarina (UNOESC) e pelos avaliadores internos Lucas Caetano e Cassius Carvalho, da SCHALTER.

Fortalecimento na cultura de inovação: “O MGPDI representou para a Schalter uma forma estruturada de pensar a inovação. O processo de implementação proporcionou uma avaliação crítica dos principais processos que envolvem a inovação bem como uma visão sistêmica sobre o seu impacto nos diversos setores. Percebemos claramente os benefícios desta metodologia logo nos primeiros meses. Sentimo-nos felizes por ter adotado este novo modelo de melhoria de processos e também por ter proporcionado à Schalter um fortalecimento na sua cultura de inovação.”, declarou Lucas Caetano – Analista de Marketing e Líder do Grupo de Inovação da Schalter.

Fase de mãos-a-obra: “Graças à adoção do MGPDI, agora possuímos um modelo para a fase mais importante de todas as inovações – a fase de mãos-a-obra. Estamos muitos satisfeitos com os resultados que estão sendo colhidos, transformando todos os colaboradores em agentes ativos de futuras ideias inovadoras e gerando assim uma forte cultura de inovação na empresa.“, complementou Cassius P Carvalho – Projetista Mecânico e Líder do Grupo de Inovação da Schalter.

Por último, no dia 9 de dezembro, foi concluída a avaliação dos processos de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), no Perfil I – Processos Executados, na Unidade Organizacional (UO) da empresa KENTA INFORMÁTICA S.A., em Porto Alegre-RS, seguindo o Modelo de Avaliação MA-MGPDI.

A implementação do Modelo de Referência MR-MGPDI na empresa foi realizada  com apoio da consultora Rosane Melchionna, da SOFTSUL. A equipe de avaliação foi formada pelo avaliador líder Renato Ferraz Machado, da QualityFocus, pela avaliadora adjunta Maria Teresa Villalobos Aguayo, da Pontificia Universidad Católica del Perú  PUCP  e pela avaliadora interna Vanessa Weber, da Kenta.

“A Kenta Informática sempre prezou e garantiu a qualidade dos seus Produtos e Serviços, baseando-se sempre nas principais Certificações de Mercado. Partindo dessa premissa, o novo modelo de processo MGPDI para melhoria da gestão da PDI surgiu para dar continuidade aos processos e agora Certificar o seu diferencial tecnológico, que são os Projetos de P&D e Inovação. Consideramos este Modelo muito completo e produtivo, desde a criação até a Certificação, e agora estamos motivados e focados na sua execução, que trará importantes resultados para a empresa”, destaca Luciano Szalanski – Diretor de TI da Kenta.

× Fale conosco