Conecta 2020: SOFTSUL participa da última etapa do Projeto Conecta 2020 em Bruxelas

O Diretor Presidente da SOFTSUL José Antonio Antonioni, cumpriu agenda em Bruxelas, nos dias 16 e 17 de março,  onde participou das reuniões de trabalho e prestação de contas à Comissão Europeia, como representante e coordenador do Capítulo Brasil do Projeto CONECTA 2020. A reunião teve a participação de 8 organizações de 7 países: México, Costa Rica, Peru, Uruguai, Brasil, Espanha e Inglaterra.

O Projeto teve dois anos de duração, de março de 2014 a fevereiro de 2016, tendo como objetivos a criação de 3 Plataformas Tecnológicas  Latino-americanas; o fortalecimento da Plataforma Tecnológica Brasileira BRAFIP e a criação da ferramenta Matchmaking MMTool, oferecida na WEB – uma rede de conhecimento e colaboração dedicada à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A SOFTSUL, como entidade brasileira, contribuiu para a formulação de um conjunto de recomendações baseadas em lições apreendidas para a criação de novas Plataformas Tecnológicas na América Latina. “Esta etapa representa o encerramento do convênio com a Comissão Europeia e, com ele, os compromissos com cronogramas e entregáveis do Projeto, mas o trabalho seguirá avançando por meio do Consórcio CONECTA 2020, relata Antonioni.

 Para a SOFTSUL, o Projeto construiu bases sedimentando um relacionamento entre as 8 Plataformas Tecnológicas Latino-americanas e as cerca de 40 Plataformas Tecnológicas Europeias, relacionadas a diferentes setores da economia.

De acordo com Antonioni, “a partir da construção dessas bases institucionais é que as organizações começarão a trabalhar no estreitamento dos laços entre as Plataformas Tecnológicas Latino-americanas e as Europeias, promovendo a inovação tecnológica e a cooperação transatlântica em pesquisa e desenvolvimento, reunindo empresas e instituições de todos os setores”.

Por meio da ferramenta MatchMaking MMTool  que constitui uma rede de conhecimento em áreas e competências diversas, se encontram as possibilidades de fazer/oferecer as parcerias adequadas para a execução de projetos de inovação tecnológica intensivos em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

A etapa final do Conecta 2020

Por ser um projeto multipaíses, houve uma alta demanda de trabalho e a necessidade de uma estratégia de gestão e governança, não só pela distância física/geográfica, como também pelos diferentes fusos-horários. “É difícil coordenar projetos com culturas e realidades diferentes de diversos países e perfis de instituições com portes desiguais, sejam educacionais ou associativas.   Foi um grande desafio reunir todos esses perfis diferenciados em torno de um objetivo comum e ter êxito; exigiu um trabalho que demandou bastante esforço individual e coletivo”, explica Antonioni.

Na sessão de prestação de contas, a Comunidade Europeia avaliou os resultados dos 7 pacotes de trabalhos propostos pelo Projeto.  No caso do Brasil, destaca-se entre os resultados a criação da BRAFIP e a inclusão de cerca de 110 empresas na Plataforma Brasileira, através da ferramenta eletrônica Matchmaking MMTool.  “A visão de futuro, foca principalmente na captação  de financiamentos junto ao Fundo Horizonte 2020 – que é um fundo europeu com orçamentos de 80 bilhões de euros para investimento não reembolsável em projetos de inovação tecnológica intensiva em TICs.

O resultado desta prestação de contas foi altamente positivo, pois teve o projeto aprovado.  Um marco que permitiu à SOFTSUL estreitar relações com parceiros da América Latina, que inclusive permitem agora a possibilidade de submeter projetos conjuntos a outras fontes, como por exemplo,  o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O próximo passo é estar atento nas fontes oficiais de financiamentos”, resume Antonioni.

Ainda em Bruxelas, o representante da SOFTSUL pode dialogar com o chefe do setor de TI do Horizonte 2020, Carlos Nascimento, para identificar áreas estratégicas para projetos oriundos do Brasil, visando adequá-los da melhor forma. Espera-se que o Brasil tenha uma participação mais expressiva  nos editais do Horizonte 2020, uma vez que a divulgação será feita através da Plataforma BRAFIP.

Este projeto reforçou o importante papel da SOFTSUL, que oferece o suporte adequado para que as empresas encontrem os melhores caminhos.

× Fale conosco