Confira os resultados alcançados com o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Na reunião semestral do Conselho de Gestão do Projeto (CGP-MGPDI), realizada via Skype, com participação de dez profissionais em diversos locais do Brasil e uma representação em Lima, no Peru, quando foram verificados os principais resultados alcançados até o primeiro semestre deste ano. Na oportunidade, foi possível verificar objetivamente os resultados das quatro metas previstas no documento PLA2016 – Planejamento Anual MGPDI. Desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar e coordenada pela SOFTSUL (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software), o MGPDI é um modelo útil para a gestão da PDI em organizações de qualquer tipo, porte e setor.

O MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação promove a melhoria de processos organizacionais com base tanto em boas práticas (Manual de Frascati, Manual de Oslo, Inovação Aberta, TRIZ – Innovation Algorithm, GoInnovation, Gestão do Conhecimento e Gestão de Riscos), quanto em normas técnicas como a brasileira ABNT NBR 16501:2011 – “Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PDI)”, as normas espanholas AENOR UNE 166001:2006 e 166002:2014, e a família de normas internacionais ISO/IEC 330xx:2015 (ex 15504) para avaliação de processos.

O Modelo MGPDI tem três componentes (Modelo de Referência MR-MGPDI, Modelo de Avaliação MA-MGPDI e Modelo de Negócio MN-MGPDI) e dispõe de duas ferramentas online, uma de apoio a sua implementação nas organizações e outra de apoio à avaliação.

A gestão e o planejamento do Projeto MGPDI é baseada na metodologia do Marco Lógico (Logical Framework Approach). A estrutura organizacional do projeto compreende: Conselho de Gestão do Projeto, Unidade de Execução do Projeto, Coordenação Executiva do Projeto e Equipe Técnica do Modelo.

O Conselho de Gestão do Projeto (CGP-MGPDI), composto pelas principais partes interessadas (stakeholders) no Projeto e no Modelo MGPDI, reúne-se semestralmente para apoiar a SOFTSUL no planejamento das atividades anuais e no acompanhamento da execução dessas atividades.

Segundo José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL, “quanto ao ‘desafio técnico’, graças ao trabalho da Equipe Técnica do Modelo (ETM-MGPDI), estamos num bom momento do Projeto MGPDI com importantes ativos construídos, ora em fase final de validação. Quanto ao ‘desafio de mercado’, após a conclusão das avaliações piloto no 3º trimestre, o Modelo MGPDI começará a ser ofertado regularmente com base nas regras de negócio do MN-MGPDI, em todas as cinco regiões do Brasil, em português, e também em países da América Latina e do Caribe, em espanhol”.

Segundo Kival Weber, Coordenador Executivo do Projeto MGPDI, houve bons resultados alcançados no 1º semestre de 2016, e que “as crises, sobretudo as econômicas e políticas como a que o Brasil vive desde 2014, trazem riscos e também oportunidades. Uma boa oportunidade para as empresas é aproveitar o momento para investir na melhoria da gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, visando aumentar sua produtividade e competitividade. Para isto, organizações de qualquer tipo, porte e setor podem adotar o novo e inovador Modelo MGPDI que oferece um custo-benefício muito bom”.

Para mais informações, consulte http://softsul.org.br/mgpdi/?page_id=66&lang=pb

× Fale conosco