Conselheiros da SOFTSUL reuniram-se com a Diretoria da PROCERGS

 

No dia 19 de agosto de 2020, Conselheiros e Diretores da SOFTSUL reuniram-se com a diretoria da PROCERGS com o objetivo de estabelecer uma nova conexão entre as duas organizações, que possa resultar em novos projetos de impacto, fortemente ancorados no tema “inovação”  e nos conceitos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como na geração de oportunidades de negócios para as empresas locais.

Na reunião, José Antônio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL, relembrou sobre os diversos projetos já realizados em parceria entre a SOFTSUL e a PROCERGS, com destaque para os Projetos FSRS (Fábrica de Software do RS) e REDEPRO (Rede Procergs de Fornecedores Qualificados). Alguns desses projetos são até hoje, referência na PROCERGS e seus conceitos seguem sendo usados, segundo a Diretora de Soluções Digitais da PROCERGS, Karen Maria Gross Lopes.

No encontro foi falado sobre a Lei 13.303/2016, em especial o Capítulo III, que trata sobre a função social da empresa pública e da sociedade de economia mista, com destaque para o Artigo 28 da Lei e às regras específicas para contratações envolvendo as atividades fins das empresas estatais. Esta lei trata as contratações de empresas públicas abrangendo a comercialização de produtos/serviços/obras, por licitação e a possibilidade de dispensa e inexigibilidade para a contratação direta de empresa parceira visando a oportunidade de negócio.

Outro tema tratado foi o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que inclui o instrumento de Encomenda Tecnológica, como forma de estímulo à inovação, a simplificação de procedimentos para gestão de projetos tecnológicos, a promoção da cooperação e a interação entre os setores público e privado e as estratégias para o desenvolvimento econômico e social.

Finalizando a pauta do encontro, Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram também destacados pelos representantes da SOFTSUL como temas importantes para permearem os novos projetos que venham a ser desenhados no âmbito desta nova conexão entre as organizações.

Na opinião de Alfredo Bohn, Presidente do Conselho de Administração da SOFTSUL “espera-se a criação de projetos importantes, a exemplo do que já ocorreu no passado com FSRS e REDEPRO, gerando impactos econômicos e sociais a partir da capacitação e transferência de conhecimento para profissionais e para empresas, assim como ambiência favorável à inovação, contribuindo para o desenvolvimento e competitividade do setor de TI do RS.”

Participaram desta reunião institucional, pela diretoria da PROCERGS: a Diretora de Soluções Digitais, Karen Maria Gross Lopes; o Diretor de Infraestrutura e Operações, Cesar Augusto Bergamaschi Franceschina; o Diretor de Sistemas Transacionais, Jairo Renato Caminha de Castilhos França; o Diretor de Negócios e de Relacionamento com Clientes, Josué de Souza Barbosa e o Diretor Administrativo-Financeiro, Paulo César Verardi.

Pela SOFTSUL participaram: Alfredo Bohn, Presidente do Conselho de Administração; os conselheiros Jean Carlo Santos e Maurício Rezende, Coordenador do Conselheiro Empresarial; José Antonio Antonioni, Diretor Presidente e Adriana Martins, Diretora de Operações da entidade.

× Fale conosco