Conselho Empresarial da SOFTSUL reúne-se extraordinariamente e planeja medidas emergenciais

Em razão dos impactos nocivos previstos na economia decorrentes da paralização das atividades em diversos setores para enfrentamento à pandemia do COVID-19, o Conselho Empresarial da SOFTSUL, sob a Coordenação de Maurício Rezende da empresa associada JOIN Tecnologia, reuniu-se em sessão extraordinária virtual, na tarde do dia 25 de Março. A pauta única foi identificar as principais demandas das empresas de TI no atual cenário e estabelecer um plano de ação visando auxiliar as empresas associadas a superarem a crise.

Entre os efeitos já sentidos por quase todas as empresas está a redução substancial e abrupta de faturamento, em razão de contratos rescindidos ou renegociados e a perda de novos negócios que estavam em vias de fechamento e que foram cancelados ou adiados.

A prioridade apontada pelos empresários conselheiros da entidade é a preservação dos negócios e dos empregos. Para atender a estes objetivos as principais demandas comuns foram classificadas em quatro eixos principais: Financeiro, Tributário, Trabalhista e Mercado.

O debate resultou em um plano de ação emergencial que destaca a colaboração entre as empresas como estratégia a ser seguida, prevalecendo a máxima “menos eu, mais nós”. Três ações imediatas foram deliberadas sendo a primeira delas, no eixo “Financeiro”, a ampliação da articulação da SOFTSUL junto às agências e bancos de fomento (BNDES, FINEP, BRDE, BADESUL e SICREDI). Essa articulação visa negociar a criação de carências intermediárias, ou seja, a suspensão temporária de pagamentos das parcelas nos contratos de financiamentos em andamento, ampliar o acesso aos fundos garantidores e flexibilizar os critérios adotados na análise de crédito das empresas, em especial no que se refere às exigências de garantias reais.

No eixo “Trabalhista” o tema foi abordado pelo lado da preservação de empregos, uma vez que aspectos referentes a relações trabalhistas e a orientações para o trabalho remoto, home office, etc., já está sendo pauta de outras entidades do setor.  Nesse sentido ficou acordada como segunda ação imediata, a criação de um banco de realocação de profissionais, gerenciado pela SOFTSUL, onde um profissional desligado de uma empresa possa imediatamente ser absorvido por outra que o esteja necessitando, antes mesmo que este retorne ao mercado de trabalho.

Por fim, no eixo “Mercado”, foi estabelecido como terceira ação a criação de um evento virtual (hackaton) cujos desafios serão a geração de inovações nos modelos de negócios dos clientes das empresas de TI, visando garantir e até ampliar os negócios destes nichos específicos, com consequente uso dos produtos e serviços das empresas de TI em patamares até maiores que os pré pandemia.

Estas ações contribuem para mitigar o problema, mas não esgotam o assunto. O conselho seguirá atento e propositivo a novas formas de trabalho e ações colaborativas que possam beneficiar a todo o quadro associativo da entidade.

O Conselho Empresarial da SOFTSUL é um núcleo à parte do dia-a-dia para repensar e atualizar a proposta de valor da Associação, priorizando a experiência dos associados. Ele é atualmente composto pelas seguintes empresas: 3IA, ADVANCED IT, COMPULETRA, CONECTT, DATACENTRICS, DBSERVER, DEVSOL, GRAPHO, IAGENTE, ILEGRA, JOIN, L2 SISTEMAS, LEXSIS, OOZONE, PROPUS, SELCOM, SISPRO, SOFTDESIGN e UNBROKEN.

× Fale conosco