CPFL Renováveis moderniza seu sistema SCADA, que utiliza as soluções da Elipse, aumentando em 35% sua eficiência

Novo sistema conta com uma interface de high performance, mais simples, padronizada e intuitiva, sendo uma das maiores aplicações SCADA do setor elétrico brasileiro em pontos monitorados, mais de 700 mil no total

A CPFL Renováveis decidiu modernizar seu sistema SCADA para maximizar a geração de energia e diminuir os custos com operação e manutenção de seus ativos. Para isto, a companhia optou por centralizar mais suas ações, passando a controlar suas usinas por meio de uma única central, o COI – Centro de Operação Integrado, com sede em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo.

Novo Centro de Operação Integrado da CPFL Renováveis

Outra importante mudança se deu junto às plataformas SCADA. Antes da modernização, a CPFL Renováveis controlava suas usinas via vários softwares, dificultando a operação. Com a modernização, estes vários sistemas foram substituídos por duas soluções da Elipse: o E3 para controle das PCHs e o Elipse Power Renewable junto às eólicas.

Além deles, a CPFL Renováveis também utiliza outras duas plataformas da Elipse. Com o Elipse Gateway, a empresa consegue se comunicar diretamente com o ONS (Operador Nacional do Sistema). Já o Elipse Plant Manager (EPM) permite calcular automaticamente diferentes indicadores de eficiência e a disponibilidade das usinas por meio de algoritmos implementados em Python.

Estas mudanças fizeram com que a CPFL Renováveis aumentasse em 35% sua eficiência operacional. Vale destacar que a aplicação dos softwares da Elipse neste projeto foi realizada pela Automalógica Sistemas para Automação, empresa especializada no desenvolvimento, venda e integração de sistemas para a área de energia.

Mais informações no case.

A EIPSE Software é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho, Assessor de Comunicação da ELIPSE.

× Fale conosco