Destaque em TI: Aline Lucia Deparis, Presidente da Assespro-RS

Este mês de fevereiro de 2019, entrevistamos Aline Lucia Deparis, Presidente da Assespro-RS, CEO da Maven e da TRUBR.

Aline tem formação em Administração pela PUC-RS. É empreendedora e conta com mais de 10 anos de experiência na área da Tecnologia. Em 2009 fundou a Maven Inventing Solutions, que atua no mercado da publicação digital e em 2017 fundou a Trubr, Startup pioneira na tecnologia Blockchain dentro do país. Em 2019 assumiu a presidência da Assespro-RS.

1)    Como você analisa o mercado atual de TI no Brasil e suas expectativas para o setor de TI em médio e longo prazo?

Aline – Há muito tempo falamos que o Brasil e o Rio Grande do Sul têm uma qualificação de tecnologia excelente. Temos muitas pessoas qualificadas e também muitas empresas com oportunidades. O mercado de TI no Brasil é bastante disputado, com muitas vagas em aberto. Entretanto, as empresas são bastante conservadores e acabam não se arriscando além do que poderiam. De todo modo, as expectativas para o setor de TI são muito otimistas, sobretudo com a entrada de tecnologias disruptivas como blockchain, inteligência artificial e outras. A TI já é transversal, está presente em todos os setores da economia e acredito que, cada vez mais, essa presença da TI nas empresas será sempre mais estratégica.

2)    Na sua avaliação, de que forma a SOFTSUL e a ASSESPRO-RS podem colaborar em favor do setor de TIC?

Aline – Considerando que as entidades visam atender o mesmo setor, acredito que a união já consolidada entre SOFTSUL e ASSESPRO-RS deva ser cada vez mais próxima. Sabemos que a competitividade no mercado de TI é acirrada. Assim, temos que criar cenários colaborativos, promover a troca de experiências, realizar capacitações constantes para as empresas, enfim, estimular a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo que fortaleça as associadas de ambas as entidades.

3)    Baseado na sua experiência, de que forma as empresas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do RS podem ampliar a sua competitividade?

Aline – Nós, enquanto Rio Grande do Sul, precisamos buscar aumentar nossos mercados. Não olhar somente para dentro do nosso estado, mas para o Brasil e para o mundo, mostrando que podemos ser uma marca, uma referência em tecnologia. Nós temos capacidade e acho que falta mais coletividade.

4)    Na sua visão, qual a importância do trabalho da SOFTSUL no fomento ao setor de TIC e de que forma a parceria entre a SOFTSUL e a ASSESPRO-RS poderia ser mais eficaz e abrangente?

Aline – A SOFTSUL é pioneira e atua de forma única defendendo os interesses dos seus associados. E isso é imprescindível para qualquer setor. Enxergo que a parceria entre as entidades deva amadurecer no sentido de fortalecer a representatividade das empresas associadas, analisando juntos os problemas e atuando em conjunto na busca por soluções. Existe um futuro muito promissor para o setor de TIC e devemos auxiliar os empresários a crescerem de maneira sustentável.

 

× Fale conosco