Destaque em TI – Dr. Luis Lamb, Professor Titular do Departamento de Informática Teórica e Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS.

1. Como o senhor analisa o mercado atual de TI no Brasil?

Prof. Luis Lamb – O mercado de TI, atualmente, oferece muitas oportunidades de crescimento. As novas tendências, bem como as tecnologias já disponíveis, possibilitam que novos empreendedores tenham crescimento em setores que têm grande potencial, como o agronegócio e os serviços personalizados.

2. Quais as suas expectativas para o setor de TI no médio e longo prazo?

Prof. Luis Lamb – Acredito na possibilidade de maior crescimento, principalmente tendo em vista que o país deve voltar a crescer de forma mais sustentável. No longo prazo, a adoção de novas tecnologias pode gerar empreendimentos inovadores, particularmente em áreas de grande potencial como inteligência artificial e ciência de dados.

3) De que forma o Departamento de Informática da UFRGS contribui para a qualificação dos profissionais de TIC?

Prof. Luis Lamb – O Instituto de Informática sempre visou formar profissionais de alto nível, empreendedores, inovadores e capazes de transformar as organizações em que atuam. Os cursos de graduação, mestrado e doutorado têm qualidade internacional reconhecida e sempre visam a melhoria na formação por meio de projetos de pesquisa inovadores.

4) Baseado na sua experiência, de que forma as empresas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do RS podem ampliar a sua competitividade?

Prof. Luis Lamb – Acredito fortemente na formação contínua. O conhecimento está, cada vez mais, disponível a todos, e a qualidade dos profissionais sempre foi fator decisivo para a competividade das empresas de TIC.

 5) Na sua visão, qual a importância do trabalho da SOFTSUL no fomento ao setor de TIC e de que forma a entidade poderia ser mais eficaz e mais abrangente?

Prof. Luis Lamb – A SOFTSUL tem papel fundamental na valorização do conhecimento e disseminação entre seus parceiros. A divulgação entre parceiros e associações de todo o Estado e do país certamente incrementaria a visibilidade do trabalho que vem sendo realizado.

× Fale conosco