Destaque TI – Sady Jacques – ASL.org

No perfil desta edição, apresentamos o coordenador e sócio-fundador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, Integrante da Rede Internacional de Software Livre.

1) Como você analisa o mercado atual de TI no Brasil?

Sady Jacques: Apesar da crise mundial de 2008, que chegou somente em 2014 ao Brasil, gerando os atuais 12 milhões de desempregados e “estagflação” da economia, o mercado de TI percebe isso como um momento de oportunidade. A necessidade de reduzir custos operacionais, de um lado, e de maximizar serviços, de outro, faz com que a TI tenha um papel central na decisão de investimentos pelos CIO’s das empresas. Não significa um mercado “maior”, mas uma demanda contínua, que garante ao menos a manutenção dos índices de crescimento do setor.

2) Quais as suas expectativas para o setor de TI no médio e longo prazo?

Sady Jacques: Aumentar a apresentação da TI como ferramenta estratégica para a gestão geral das empresas de qualquer porte, bem como para o aumento da eficácia e eficiência dos processos, gerando maiores receitas e minimizando desperdícios. O crescimento da informatização das micro, pequenas e médias empresas brasileiras irá gerar mais trabalho qualificado, renda e impostos para a gestão pública, favorecendo o desenvolvimento econômico e social de municípios, Estados e país.

3) De que forma a Associação Software Livre.Org (ASL) atua junto às empresas e usuários de software e o que a ASL oferece às empresas parceiras?

Sady Jacques: O principal serviço da ASL.Org é o de articular e promover políticas públicas que fomentem o uso, a difusão e o desenvolvimento de softwares livres. Em seguida, nossa tarefa mais importante é a de oferecer consultoria em TI com softwares livres e “open source”. Por último, mas não menos importante, aproximamos profissionais e empresas especialistas neste segmento, das demandas que surgem regularmente, tanto do setor público, quanto do setor privado.

4) Na sua visão, qual a importância do trabalho da SOFTSUL no fomento ao setor de TI e de que forma a entidade pode contribuir com a ASL na Difusão do Software Livre?

Sady Jacques: Tendo em vista a missão da SOFTSUL, que é “Promover o desenvolvimento e a capacitação da indústria de software e serviços de informática, objetivando consolidar no Estado do RS um pólo tecnológico de excelência e gerar negócios no mercado globalizado”, com o advento da Internet das Coisas (IoT) e a maturidade do software livre, complementada por um amplo espectro de soluções e sistemas disponíveis, a SOFTSUL pode desempenhar uma papel fundamental e constituir-se em um canal decisivo para o estabelecimento de um novo patamar tecnológico no RS, a partir do estímulo à adoção desta plataforma, por centenas de empresas do segmento de TIC, as quais dariam início a um novo e inovador ciclo tecnológico no Estado, protagonizando uma ação a ser seguida pelos demais agentes Softex no país.

× Fale conosco