Dezoito Projetos de Subvenção Econômica à Inovação são submetidos com apoio da SOFTSUL

Nos meses de junho e julho/2020, a Central de Projetos da SOFTSUL apoiou a elaboração e submissão de 18 projetos de suas empresas filiadas, que visam obter recursos de Subvenção Econômica à Inovação. A iniciativa alinha-se ao Eixo “Inovação/Reinvenção/Tendências”, do Plano de Ação 2020 da entidade, que possui entre os seus direcionadores “Oferecer mentoria na formatação de projetos de inovação” tendo como objetivo contribuir, por meio da inovação, para o incremento da competitividade das empresas e da economia do estado e do país.

O apoio à elaboração e submissão de projetos é um benefício permanente oferecido às empresas filiadas à SOFTSUL e contempla o fornecimento de orientações gerais para a participação nos editais, mentoria para a elaboração dos projetos de forma consistente, com destaque para a correta apresentação do grau de inovação, risco tecnológico e nível de prontidão tecnológica (TRL), assim como instruções para o preenchimento do formulário online (FAP).

Após vários anos suspensos, no ano de 2020 voltaram a ser publicados editais de Subvenção Econômica, que transferem recursos não reembolsáveis para projetos inovadores submetidos por empresas. Em nível estadual a FAPERGS lançou o Edital 07/2020 – TECNOVA, em parceria com o BADESUL, REGINP, SEBRAE-RS, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, através de convênio com a FINEP.  Já em nível federal a FINEP lançou diversos editais de Subvenção econômica, onde os quatro primeiros disponibilizaram mais de R$ 200 milhões para apoio a projetos de inovação em diversas linhas temáticas, sendo elegíveis desde startups até empresas de grande porte. Os editais FINEP 01, 02 e 03/2020 tiveram foco em soluções para a Covid-19 e o Edital 04/2020 teve foco nas Tecnologias 4.0.

Estes editais de Subvenção Econômica representam uma excelente oportunidade para as empresas desenvolverem seus projetos de inovação, que envolvam risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. A SOFTSUL além de divulgar a existência dos editais prestou apoio direto às empresas que submeteram seus projetos, conforme a seguinte distribuição:

No Edital 07/2020 – TECNOVA/RS – 2ª Edição a Central de Projetos da SOFTSUL atendeu a 02 empresas. O objetivo do edital era apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores por empresas gaúchas, para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado.

Na Seleção Pública MCTIC/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Inovação – 02/2020 – Soluções Inovadoras para o combate ao COVID-19 a Central de Projetos da SOFTSUL atendeu a 01 empresa. O edital visou a incorporação de novas soluções tecnológicas, baseadas em nanotecnologia, materiais avançados, indústria avançada, inteligência artificial, Internet das Coisas, biologia sintética além de outras que se mostrassem promissoras para adição de funcionalidades aos equipamentos, partes, peças e insumos específicos para o Covid-19.

Na SELEÇÃO PÚBLICA MCTIC/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Inovação – 03/2020, a Central de Projetos da SOFTSUL atendeu a 02 empresas. O objetivo deste edital foi apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços e processos implementadas por Startups e Empresas de Base Tecnológica, preferencialmente em cooperação com ICTs, de modo a atender demandas do setor público e privado, para prevenção, mitigação, identificação e combate ao coronavírus e à Covid-19.

Na SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – Tecnologias 4.0, a Central de Projetos da SOFTSUL atendeu a 13 empresas. O objetivo do Edital foi apoiar projetos de inovação nas linhas temáticas:  Agro 4.0, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Saúde 4.0.

No total, A SOFTSUL, através da sua Central de Projetos, deu suporte e apoiou 18 empresas do seu quadro associativo para que estas apresentassem seus projetos em conformidade às exigências dos Editais, sendo que algumas delas submeteram projetos diferentes, em mais de um Edital.  Nos casos em que estes projetos venham a ser aprovados a SOFTSUL, por meio da sua unidade “Centro Tecnológico SOFTSUL”, reconhecida pelo CATI/MCTI como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), atuará também na execução dos projetos aprovados na condição de parceiro tecnológico das empresas proponentes.

Maiores informações sobre a Central de Projetos da SOFTSUL e sobre o Centro Tecnológico SOFTSUL podem ser obtidas por meio do e-mail softsul@softsul.org.br.

 

× Fale conosco