Digifred realiza Treinamento sobre RAIS e DIRF em Frederico Westphalen

Com o objetivo de auxiliar os municípios em sua prestação de contas ao Governo Federal, a Digifred realizou no dia 20 de janeiro o Treinamento sobre RAIS e DIRF para seus clientes. O exercício foi ministrado pelos colaboradores Fillipi Madrid e Aline Milani contando com a presença de servidores públicos e representantes de cada município.

O treinamento teve a explicação sobre as principais exigências da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, e da DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, e a descrição sobre sua importância. Além disso, foram fornecidas, no curso, explicações sobre os rendimentos que precisam ser informados nos relatórios, como devem ser informados, quais os programas usados para o envio dos dados, como proceder em caso de retificação das informações já enviadas e como configurar o sistema gerador da RAIS e da DIRF. Dados mais específicos também foram repassados aos servidores, como qual o prazo de entrega das informações e as penalidades e multas para o município que tiver atraso no repasse dos dados.

O servidor do município de Vista Gaúcha/RS, Renato Vogt, explicou como o treinamento proporcionou aquisição de maiores conhecimentos sobre o trabalho que desempenha com o envio de informações à RAIS e à DIRF. “Sempre é importante um servidor público atender à legislação, e o treinamento vem reforçar, para que a gente possa aperfeiçoar nosso atendimento, e possa gerar as informações de uma forma mais correta”. Além de explicar sobre o exercício transcorrido, Renato também comentou sobre a importância da colaboração. “Já temos alguns anos de parceria com a Digifred e isso traz uma segurança para o nosso trabalho. Com certeza, a gente sempre aprende, e o pessoal que faz o treinamento tira as principais dúvidas”.

O evento originou significativas trocas de experiência e forneceu informações para que os servidores possam se integrar às novidades deste ano. O colaborador da Digifred, Fillipi Madrid, explicou a necessidade em realizar anualmente o treinamento em questão. “O treinamento é realizado para orientar sobre a necessidade e a importância do envio das informações da RAIS e da DIRF, por parte dos municípios, e em especial se explica sobre os prazos e o cuidado com esse envio”.

Para salientar a valia do treinamento, a servidora do município de Frederico Westphalen/RS, Giane Trento, também deixou sua opinião sobre o evento. “Achei o curso muito relevante, em especial porque eu sou nova no meu setor, achei muito interessante discutir os erros, as inconsistências, e é primordial para o nosso trabalho. A Digifred está muito competente, o sistema é bom e sanamos as dúvidas que tínhamos”.

Por fim, para complementar a explicação sobre o treinamento, a colaboradora Aline Milani, explanou sobre a realização do evento. “A grande importância do treinamento para os clientes é orientá-los, para que não haja problemas para os funcionários posteriormente, tanto em relação à RAIS, quanto à DIRF. Foram tiradas dúvidas importantes, o que é muito válido para a realização da geração e emissão de informações”.

A Digifred busca sempre melhorar e facilitar o trabalho de seus clientes. Por esse motivo os treinamentos, bem como demais atendimentos, são de extrema importância, pois levam aos servidores públicos informações novas e necessárias para a correta realização dos serviços.

Sobre RAIS e a DIRF

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) é um instrumento de coleta de dados, que objetiva auxiliar no controle da atividade trabalhista no país e na identificação socioeconômica dos trabalhadores brasileiros. Além disso, por ser um relatório, fornece informações estatísticas para que o governo possa tomar decisões e criar medidas em casos de necessidade.

A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), por sua vez, tem por objetivo informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil o valor do imposto de renda ou contribuições retidos na fonte; os rendimentos pagos a pessoas físicas estabelecidas no País; o pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou estabelecidos no exterior e os pagamentos a planos de assistência à saúde. Essa declaração deve ser realizada pela fonte pagadora.

A Digifred é empresa filiada à SOFTSUL desde 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação Digifred

× Fale conosco