Educação por evidências é o próximo evento do Dito Efeito – iniciativa do Pacto Alegre

“Educação por Evidências” é o primeiro episódio da Série Educação do Dito Efeito, iniciativa do Pacto Alegre, idealizado pela uMov.me com a temática. O Dito Efeito é um dos projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação e trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico local.

“Educação baseada em evidências” é o primeiro evento da série Educação e tem como propósito mobilizar os agentes do ecossistema da educação a empreender mudanças disruptivas nas práticas pedagógicas, visando a efetiva promoção da aprendizagem. A curadoria da série fica por conta de Mônica Timm, mestra em Gestão Educacional (Unisinos), Especialista em Gestão Empresarial (UFRGS) e Licenciada em Letras (UFRGS), é sócia-proprietária da Mtimm Assessoria em Estratégia Organizacional e CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Foi diretora do Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, de 1998 a 2016, e integrante da diretoria do SINEPE-RS, de 2006 a 2013.

Os facilitadores do episódio “Educação baseada em evidências” são:

Rafael Korman – Visiting-scholar da Harvard Graduate School of Education e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre. É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.

Luciana Vellinho Corso – Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na graduação atua na área de Psicopedagogia e, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), integra a linha de pesquisa Aprendizagem e Ensino. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Mestrado em Educação – Flinders University of South Australia (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Visita Acadêmica na Universidade de Salamanca, Espanha (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura, escrita e matemática inicial; obstáculos à aprendizagem de tais sistemas simbólicos; diversidade na aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; avaliação e intervenção psicopedagógica, alfabetização e Educação Infantil.

Vale lembrar que o propósito do Dito Efeito é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação digital e humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca, com doação e contarão com transmissão ao vivo em locais como Tecnopuc, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Unijuí, FURG e Fábrica do futuro, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.

SERVIÇO:

O quê: “Educação por evidências” primeiro episódio da série Educação.

Quando: 24 de abril, das 18h30 às 21h30

Onde: uMov.me Arena – Rua Professor Cristiano Fischer, 464 / Porto Alegre

Inscrições: https://bit.ly/2D2Qqqk

Informações: arena@umov.me

Quem faz parte do Dito Efeito

Embaixadores e temas:

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito: Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida | Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes – sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos primeiros eventos.

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me – plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação – conta com patrocínio da AWS, Exoplay e Startse, em parceria com PUC RS, Unisinos, UFRGS, Tecnopuc, Feevale Techpark, FSG, Mosaico-Uniritter, que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Alemã de Comércio), Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Seprorgs, SingularityU, SOFTSUL, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Idealizador – uMov.me

A uMov.me é plataforma líder nacional em criação de apps B2B no code, que inaugurou em setembro de 2018 a uMov.me Arena, que é um espaço fomenta a inovação transformadora em Porto Alegre. A iniciativa surgiu como forma de colaborar com a valorização do conhecimento e troca de experiências entre aqueles que acreditam na transformação digital e humana. O ambiente recebe práticas que apoiam o ecossistema empreendedor como palestras, workshops, debates e reuniões promovidas por coletivos, empresas, entidades de classe, universidades, aceleradoras e centros de formação. Em 4 meses de funcionamento, a Arena recebeu 50 iniciativas promovidas por parceiros empresas, entidades setoriais e universidades. Ao todo, mais de 2000 pessoas trocaram conhecimento em eventos na uMov.me Arena em 2018. Você pode conferir o vídeo produzido pela uMov.me para resumir o ano. As fotos das iniciativas podem ser conferidas no flickr da empresa. Para ficar por dentro de tudo que acontece no espaço, confira a agenda no site.

Fonte: uMov.me

× Fale conosco