Elipse e GAB celebram acordo para desenvolvimento de solução de saneamento

Nova plataforma da Elipse Software, que será testada em algumas concessões do Grupo Águas do Brasil, proverá um melhor controle integrado do ciclo de água

O Grupo Águas do Brasil (GAB) e a Elipse Software decidiram, recentemente, celebrar um acordo de cooperação para desenvolvimento do Elipse Water. O acordo prevê que a nova plataforma desenvolvida pela Elipse seja testada em algumas concessões do GAB, recebendo, assim, mais aprimoramentos antes do seu lançamento oficial.

O Elipse Water conta com uma ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, pela qual é possível inserir e interligar elementos, como: junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs (Distritos de Medição e Controle). Com a evolução da plataforma, o GAB poderá importar o cadastro do seu sistema de controle GIS, sincronizando as bases de dados dos softwares, o que facilitará a manutenção e localização de cada componente.

Tela do Elipse Water com o modelo hidráulico de uma rede de distribuição de água tratada

A partir deste modelo hidráulico, o Elipse Water consegue identificar, de forma padronizada e contextualizada, as características, propriedades e o modo como cada componente da rede está conectado e operando. Com isso, a plataforma gera uma inteligência operacional ao negócio, tornando o processo de saneamento ainda mais eficiente. Por fim, também permitirá evoluir os sistemas para outras áreas e controlar todos os ciclos da água com as mais novas tecnologias.

“O acordo com o Grupo Águas do Brasil é fundamental para podermos desenvolver um produto focado na resolução dos principais problemas enfrentados pelas concessionárias brasileiras de forma a auxiliá-las na identificação e redução de perdas, otimização operacional e no aumento da eficiência energética, por exemplo”, afirma o diretor de desenvolvimento da Elipse, Alexandre Balestrin Corrêa.

Mais informações sobre este projeto e o Elipse Water podem ser obtidas através do e-mail v-automacao@elipse.com.br.

Sobre o Grupo Águas do Brasil

O Grupo Águas do Brasil é uma das maiores empresas do setor de concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no país. Com um corpo técnico experiente e grandes investimentos em inovação e implantação de novas instalações, suas 15 operações levam mais qualidade de vida e saúde a mais de 4 milhões de brasileiros. Atuante desde 1998, a empresa tem como objetivo contribuir para equacionar o desafio do saneamento básico no Brasil, universalizando os serviços. Para isto, o GAB conta com a gestão de concessões em 15 municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, tendo sua sede localizada em Niterói (RJ).

Sobre a Elipse Software

A Elipse desenvolve ferramentas de software para gerenciamento, em tempo real, de processos industriais, energia, saneamento e infraestrutura, integrando todos estes sistemas em uma arquitetura única, capaz de transformar dados em informações estratégicas, gerando ganhos ao seu negócio. Há 35 anos no mercado de automação, a empresa já ultrapassou a marca de 60 mil sistemas comercializados em mais de 50 países.

A Elipse Software é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto Ribeiro Mendes Filho, Assessor de Comunicação da Elipse Software

× Fale conosco