Elipse é uma das principais fornecedoras da Taipower

Maior empresa de energia de Taiwan usa as soluções da Elipse Software para automatizar suas subestações

A Elipse Software desenvolve soluções para supervisão e controle, em tempo real, de processos industriais, energia, saneamento e infraestrutura. Desde 2007, a Elipse vem provendo tecnologias em IEC 61850 às empresas de Taiwan, sendo, atualmente, uma das principais fornecedoras de soluções para automação de subestações da Taipower, maior companhia de energia daquele país. Hoje, mais de 600 subestações são operadas pela Taipower. Destas, mais de 50 já foram atualizadas em IEC 61850.

 Arquitetura de uma subestação em IEC 61850

O Elipse Power, plataforma da Elipse para o mercado de energia, foi recentemente utilizado pela Taipower na criação de uma sala de treinamento para digitalização de subestações em IEC 61850. A sala de treinamento foi desenvolvida no centro de educação da companhia taiwanesa para capacitar sua equipe de operação e manutenção de modo a ficar mais familiarizada com os padrões IEC 61850.

O centro foi equipado com um sistema SCADA local compatível à arquitetura da subestação em IEC 61850 para simular os procedimentos operacionais e prover treinamentos em um ambiente IEC 61850 mais realista. A Baufarm, uma das maiores parceiras da Elipse na Ásia, desenvolveu esta aplicação. Atualmente, a automação e digitalização de subestações em IEC 61850 é uma tendência mundial, provendo a padronização e unificação da automação no mercado de energia.

Interface operacional do Elipse Power HMI

A Elipse é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho – Assessor de Comunicação da ELIPSE Software

× Fale conosco