Encontros MGPDI abordou a Inovação, Processos MGPDI e Gestão de Projetos de P&D de PDI

No dia 30 de agosto foi realizado o Encontros MGPDIWebinar “Inovação e os processos MGPDI de Gestão da P&D (PES) e Gestão de Projetos de PDI (PRO)”, com a apresentação de Ana Márcia Debiasi Duarte, UNOESC Chapecó SC e Rodrigo Quites Reis/UFPA e moderação de Kival Weber, Engenheiro de Comunicações – IME (Instituto Militar de Engenharia), Mestre em Engenharia Elétrica – COPPE/UFRJ e Coordenador Executivo do MGPDI.

Considerando que Gerenciar a P&D e PDI são tarefas fundamentais na busca pela inovação nas organizações, neste Webinar foram abordados estes dois processos importantes e interligados.

Ana Márcia Debiasi Duarte é Consultora e Professora na área de Engenharia de Software da UNOESC Chapecó SC, falou sobre as características específicas da inovação no gerenciamento de projetos, como gerenciar projetos de inovação nas empresas e as formas para implementar o gerenciamento de projetos de inovação com a aplicação do MGPDI.

Finalizou falando que o MGPDI contribui diretamente para:

  • Gestão de Projetos de PDI que leva em conta os aspectos da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de forma ampla e estruturada.
  • Contribui para a gestão da PDI de forma personalizada, levando em conta as características de cada organização.

A seguir, Rodrigo Quites Reis, Diretor Presidente da Fundação Guamá – Belém / PA e Professor Titular – Universidade Federal do Pará/UFPA falou sobre a Gestão da P&D (PES) que é responsável por possibilitar o entendimento das necessidades, metodologias e estratégias para que se possa gerenciar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) na busca por soluções inovadoras de uma empresa. Para isso, é necessário motivar as pessoas envolvidas no processo de execução da P&D e identificar as necessidades das partes interessadas. O PES também se preocupa em estabelecer um mecanismo de avaliação das ações de P&D.

Nas suas considerações finais, Rodrigo Quites Reis, destacou:

  • MGPDI constitui um programa voltado para a realidade regional que mobiliza practicioners de inovação de todas as regiões do país.
  • Experiências sendo compartilhada na medida que mais organizações de diferente segmentos de negócio implementam o modelo.
  • Gestão do programa MGPDI busca inovação em si e que o Guia de Implementação do MGPDI como resultado do esforço coletivo na produção de um documento ‘dinâmico’.

O Webinar está disponível no Canal Youtube da SOFTSUL AQUI

O próximo Webinar será realizado em 28/set/22, tratando da “Inovação em Sustentabilidade, Práticas ESG e o processo MGPDI de Governança da PDI (GOV): oportunidades, boas práticas e o MGPDI”, com Izoulet Cortes Filho e José Antonio Antonioni.

Inscrições gratuitas AQUI 

× Fale conosco