Encontros MGPDI relata a SOFTSUL como finalista do PNI – Prêmio Nacional de Inovação 2021-2022, da CNI e do SEBRAE, e o processo MGPDI de Gestão da Inovação (INO)”

Este Webinar realizado no dia 28/abril/2022 contou a participação como Debatedores: José Antônio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI e foi moderado por Rodrigo Quites Reis, Professor titular da Universidade Federal do Pará e Coordenador da Equipe Técnica do MGPDI.

José Antonio Antonioni falou sobre as principais motivações para participar do PNI – Prêmio Nacional de Inovação 2021-2022, a jornada de participação da SOFTSUL no prêmio e a importância do MGPDI chegar na fase de finalista do PNI.

A 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, idealizado pela MEI e realizado pela CNI e pelo SEBRAE, contou este ano com o patrocínio exclusivo da FINEP que permitiu a realização de um evento de grande proporção em nível nacional. Os objetivos do prêmio foram reconhecer as empresas e os ecossistemas de inovação que contribuem para o aumento da competitividade no país, por meio da inovação e criar um espaço que oferece uma oportunidade única para aumentar a visibilidade das estratégias de empresas e dos ecossistemas de inovação, tornando-os reconhecidos nacionalmente.

 

Nesta edição, contou com a participação de polos de inovação, parques de inovação e cerca de 2150 empresas e organizações que participaram do prêmio nas diferentes modalidades e categorias. Foi um prêmio bastante concorrido e ao final foram eleitas três finalistas de cada categoria, sendo eleita entre elas, uma vencedora.

Antonioni falou sobre as motivações da SOFTSUL para participar do PNI 2021/2022 e destacou as atividades da Associação que é uma ICT (Instituição Científicas, Tecnológicas e de Inovação) credenciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que possibilita apoiar às empresas associadas na geração da Inovação baseadas nos incentivos da Lei de Informática.

Falou também, sobre a idealização e a criação do MGPDI pela SOFTSUL em 2008, sua atuação nas organizações e o desafio de participar de um prêmio nacional com concorrentes de grande expressão, sendo reconhecida como finalista da categoria Gestão da Inovação na modalidade Pequenos Negócios.

Kival Weber falou sobre o MGPDI usado como Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, abordando o Propósito, o Principal desafio e os Benefícios esperados, principalmente sobre a melhoria do Processo MGPDI de Gestão de Inovação (INO).

Foi apresentado o Guia de Geral dos Processos formado por 11 processos existentes e sua relação com o ciclo da inovação.

A apresentação teve foco na Gestão de Inovação (INO) que tem o propósito de estabelecer, motivar e manter a geração de uma cultura de inovação na organização.  O principal desafio está no comprometimento da organização, desde a alta liderança até os níveis operacionais para assegurar a promoção da sua capacidade inoativa  e envolve principalmente uma cultura de inovação.

Kival falou também sobre os benefícios e os resultados esperados que o MGPDI pratica e oferece para o mercado.

Os Guias estão sendo atualizados e estão publicados e à disposição no site (https://mgpdi.softsul.org.br/guias-2/).

O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e melhores práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (I + D + i).  A sua finalidade é de promover a inovação e melhorar continuamente os processos para a gestão da PDI nas organizações.

O MGPDI se aplica a empresas de qualquer atividade econômica e de qualquer tamanho e as empresas podem implementar e avaliar o Modelo MGPDI através de um implementador MGPDI credenciado pela SOFTSUL e são avaliadas posteriormente por um avaliador MGPDI, também credenciado pela SOFTSUL.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: rosane@softsul.org.br ou mgpdi.softsul@gmail.com .

O Webinar está disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL: AQUI 

O próximo Encontros MGPDI será realizado no dia 27 de maio com o Webinar: “Portfólio de Projetos Inova- dores: boas práticas, ferramentas e o processo MGPDI de Gestão de Portfólio (POR)”, das 17h às 18h, com inscrições gratuitas AQUI 

× Fale conosco