Encontros MGPDI tratou do tema “Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão da Propriedade Intelectual (PIN)”

No dia 23 de fevereiro de 2022, a SOFTSUL realizou o Webinar: “Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão da Propriedade Intelectual (PIN)”, da série Encontros MGPDI dando continuidade aos eventos realizados em 2021.

O tema foi tratado com muita propriedade pelos debatedores convidados Douglas Alves Santos, Pesquisador em Propriedade Industrial & Professor Permanente da Academia de Pós-graduação do INPI e Izoulet Cortes Filho, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI foi o mediador do evento e fez as apresentações dos palestrantes.

Foram abordados os seguintes tópicos: O que falta para gerir Propriedade Intelectual no Brasil; Práticas conectam modelos de negócios e a inovação com a Propriedade Intelectual e a Visão geral da Propriedade Intelectual pelo MGPDI.

Douglas Alves Santos, primeiramente abordou o mecanismo de incentivo à inovação: a garantia de retorno do investimento em P&D – manutenção de vantagem competitiva e os resultados quanto a disponibilização de novas tecnologias – produtos e processos no mercado, assim como a disponibilização da informação sobre as novas tecnologias para a continuidade do processo de desenvolvimento.

Falou também sobre a Propriedade Intelectual e os tipos de necessidades das PME’s: criadores de Tecnologia, os usuários de Tecnologia de Ponta, os usuários de Tecnologia não inovadora, que compõem a maioria (entre 80 e 85% do total das empresas que acessam o sistema de Propriedade Intelectual por meio das marcas comerciais e desenhos industriais, empregando-os como meio de desenvolver e comunicar uma imagem criativa e distinta da empresa.

Izoulet Cortes Filho, falou sobre a Gestão da Propriedade Intelectual (PIN) – Direito Autoral, Propriedade Industrial e Propriedade Sui Generis. Os aspectos relacionados à Propriedade Intelectual que se referem a Inteligência Competitiva, a Proteção de Direitos, a Proteção de Mercado e a Vantagem Competitiva.  Frisou no que diz respeito aos mecanismos de geração de valor da PI e o quanto representa para a empresa, de vantagem comparativa, de oportunidades de crescimento e das rotas de desenvolvimento.

Izoulet trouxe novidades quanto aos quatro pilares principais da Gestão de PI, utilizados no Escritório de Patentes Europeu e do Escritório Central da PI da União Europeia, que são: Criar oportunidades, Avaliação, Proteção da PI e Exploração.

Falou também sobre o propósito do MGPDI que é melhorar a gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, por meio do aprimoramento e avaliação dos processos envolvidos com o aumento de competitividade, Compliance de processos e Habilitador da Inovação Aberta.

O MGPDI é um modelo referencial completo de melhoria da gestão com as melhores práticas internacionais em P,D&I que promove a maturidade de P,D&I nas organizações e orienta a P,D&I quanto a Gestão, Cultura e a Gestão (em 3 perfis e 11 processos definidos).

A presentação deste Webinar está disponível no Canal Youtube da SOFTSUL: acesse AQUI .

O próximo Encontro MGPDI será realizado no dia 29/março/2022 com o Webinar:”Inovação, Automação de Processo e Gestão do Conhecimento (CON)”, tendo a participação dos debatedores Nelson Rabello, CEO da Hipermation e Presidente do Grupo Synesis, de Belo Horizonte – MG e Rodrigo Quites Reis, Diretor Presidente da Fundação Guamá – Belém do Pará. Terá como Moderador Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI. Inscrições gratuitas AQUI

× Fale conosco