Financiamento à inovação com apoio da SOFTSUL

Já não se discute mais que a inovação é ingrediente necessário para que toda e qualquer empresa amplie suas atividades, garanta o seu crescimento e permaneça competitiva no mercado. Mas a inovação envolve riscos e exige investimentos diversos, tais como, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, incorporação de novas tecnologias, contratação de recursos humanos qualificados, fortalecimento do marketing, melhorias na infraestrutura, entre outros. Em muitas situações o orçamento necessário à inovação é elevado e a empresa não dispõe de recursos próprios suficientes, precisando recorrer às fontes de financiamento à inovação.

Atualmente as diversas linhas oficiais de financiamento à inovação concentram-se em duas modalidades principais: ‘empresa inovadora’ e ‘projeto inovador’. No primeiro caso o pleito deverá focar no crescimento da empresa e, no segundo caso, na geração de conhecimento e tecnologia.  Uma característica comum destas linhas são os juros baixos, próximos da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que resultam muito menores do que os juros praticados pelo mercado financeiro.  Favorece também a empresa tomadora a existência de prazos de carência compatíveis com o desenvolvimento dos projetos e prazos de amortização longos, podendo chegar até a 10 anos.

Entretanto, existem obstáculos a enfrentar. Talvez o maior deles seja a apresentação de garantias reais exigidas pelas instituições financeiras, normalmente, em torno de 130% do valor do financiamento tomado. No caso das empresas de TI isso pode se tornar um problema, pois são intensas em capital intelectual, mas raramente possuem imóveis ou outros ativos próprios para compor as garantias exigidas. Para reduzir esse problema, a SOFTSUL mantém vigente um convênio com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) por meio do qual é oferecida uma flexibilização às empresas filiadas, podendo compor vários tipos de garantia como, por exemplo, imóveis, aval dos sócios, recebíveis, carta fiança bancária, entre outros.

O Plano de Ação Estratégico da Associação SOFTSUL possui um Programa Estruturante voltado a apoiar suas empresas filiadas no processo de “Captação de Recursos Financeiros para Projetos e Empresas”. Todas as empresas interessadas em obter este tipo de financiamento, seja para investir em um novo produto ou serviço, seja para lançar uma nova versão do seu software, seja para inovar seu marketing ou processos podem consultar a entidade, sem qualquer custo. Para cada necessidade existe uma linha de financiamento adequada. A SOFTSUL ajudará a empresa a entender qual a melhor linha a submeter o seu pleito/projeto, quais os critérios de enquadramento, como caracterizar a inovação e fornecerá, ainda, outras informações que maximizarão as chances de sucesso.

Após optar pela linha de financiamento adequada é necessário estruturar o projeto, preencher os formulários e compor o processo com todos os documentos exigidos pelo agente financeiro. Essa etapa exige muito envolvimento tanto do empresário, quanto de sua equipe. Por isso a SOFTSUL mantém um banco de consultores credenciados, os quais poderão ser contratados diretamente para ajudar e orientar as empresas.

Certamente, um financiamento adequado, em condições ideais, dará o impulso necessário para a empresa inovar, crescer, internacionalizar-se e manter-se competitiva no mercado. Pense nisso e mãos à obra.

José Antonio Antonioni

Diretor Presidente

× Fale conosco