Professor do Instituto de Informática da UFRGS recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018

O Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luís da Cunha Lamb, ex membro do Conselho de Administração da Softsul, está na lista dos pesquisadores agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, premiação criada com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. Ele foi um dos vencedores na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação. O Instituto de Informática é parceiro da SOFTSUL.

Esta é a 8ª edição do evento, que em 2018 conta com o tema Ciência para a Redução das Desigualdades, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O prêmio é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT).

Luís Lamb palestra sobre Inteligência Artificial (IA) na uMov.me Arena

O Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, Luis Lamb, que é pesquisador na área de IA há 20 anos, conduz palestra sobre Inteligência Artificial – da pesquisa aos negócios – dia 6 de novembro, na uMov.me Arena, em Porto Alegre. O encontro, que acontece das 15h 30 às 17h 30, é gratuito, com vagas limitadas.

A palestra apresenta como surgiram as tecnologias de alto impacto de Inteligência Artificial e a forma como estão transformando a economia global. O impacto da IA nos negócios levará a transformações no mundo do trabalho, economia, política e cultura, através de disrupções baseadas em conhecimento altamente sofisticado. O encontro permite ainda a reflexão sobre estratégias que podem ser adotadas por inovadores e empreendedores neste paradigma econômico baseado em conhecimento.

Referência nacional em Inteligência Artificial, Luís Lamb, PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London (2000). Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS. Certificado de Estratégia e Inovação e Gestão e Liderança pela MIT Sloan School of Management. É pesquisador na área de inteligência artificial há 20 anos. Publicou dois livros, além de dezenas de artigos sobre IA, raciocínio e aprendizado de máquina. Professor Titular do Instituto de Informática e Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS. Orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado em I.A. e aprendizado de máquina. Foi coordenador do Comitê de Ciência da Computação do CNPq. Organizou workshops e simpósios internacionais sobre aprendizado de máquina (machine learning) e raciocínio nos EUA, Canadá, China, Espanha, Argentina e Alemanha. Foi pesquisador convidado na City University London, King’s College London e University of British Columbia. Atua na SUCESU-RS desde 2007, como membro da diretoria. Recebeu Prêmio Destaque de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre em 2011 e Prêmio Pesquisador Gaúcho na área de Computação da FAPERGS em 2018. Atualmente, é coordenador do comitê gestor da Aliança para Inovação de Porto Alegre entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS.

SERVIÇO:

Título: Inteligência Artificial: da pesquisa aos negócios

Onde: uMov.me Arena – Rua Professor Cristiano Fischer, 464

Quando: 06/11/2018 das 15h30 às 17h30

Entrada gratuita com inscrição prévia, vagas limitadas: https://bit.ly/2q2FJxm

Sobre a uMov.me – www.umov.me

uMov.me – Plataforma líder no segmento de criação e gestão de aplicativos corporativos no Brasil

A uMov.me é um caso de sucesso no mundo das startups atendendo empresas como Philip Morris, Porto Seguro, Electrolux, Midea, Renault, Nissin, Bimbo, Lojas Colombo, Magazine Luíza, Makro, KPMG, Vivo, Claro, Prefeitura de Canoas, Transportadora Plimor, Contax/Liq, Copagaz, Indigo, GPA, entre centenas de empresas. A equipe é formada por mais 50 pessoas, sendo que mais da metade está na companhia há vários anos. Os números da plataforma não param de crescer, chegando a 150 mil usuários ativos, 300 parceiros, milhões de operações de campo executadas (vendas, entregas, vistorias, auditorias, registros de pontos, entre muitos outros), mais de 10 mil apps desenvolvidos nesse período.

Na sua trajetória a uMov.me foi destacada pelo Gartner como visionária no mercado de mobilidade e agora quer inovar novamente, desta vez na forma como se conecta e apoia o desenvolvimento de um ecossistema inovador forte e integrado. Além de ter sido escolhida pelo segundo ano consecutivo (2017 e 2018) pela Endeavor para participar do programa Scale Up, que visa potencializar o crescimento de empresas promissoras no cenário nacional.

Sobre a uMov.me Arena – www.umov.me/arena

uMov.me Arena é um espaço inédito em Porto Alegre para transformação digital e humana, que visa troca de experiências ao ecossistema empreendedor (entidades, empresas, consultorias, acelaradoras, Governo, universidades, entre outros) sobre inovação. Algumas empresas e entidades representativas da economia local e nacional como AMCHAM POA, SEBRAE-RS, ABRADI-RS, AGSTARTUP, SEPRORGS, ASSESPRO-RS, SUCESU-RS, ABRH-RS, ENDEAVOR, POA.HUB, SOFTSUL, PORTO ALEGRE INQUIETA, RGE, PAPO DE PRIMEIRA, WOW, VENTUIR. O propósito é potencializar o desempenho de diferentes organizações, evoluindo a mentalidade cocriativa de soluções que realmente façam a diferença para a sociedade e apoiem empresas em sua transformação. Mesmo sendo uma empresa de base tecnológica, a crença da uMov.me está ancorada na valorização das pessoas, pois são elas que conduzem a inovação. A tecnologia, por sua vez, participa na aceleração estratégica e mercadológica.

 

 

 

× Fale conosco