Huawei e Softex firmam MOU para incentivar Projetos de Cloud para Startups

A Huawei e a Softex firmaram nesta quinta-feira (22), durante o Huawei Cloud Latam Summit 2022, no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento (MOU) para a realização de iniciativas conjuntas voltadas ao fomento de projetos de cloud para startups que atuem, preferencialmente, em cinco verticais prioritárias: governo, operadoras, educação, fintechs e e-commerce. O total de recursos para esse projeto é da ordem de R$ 2,5 milhões.

A iniciativa ocorre no âmbito do programa Spark, lançado globalmente em 2020. Ele foi criado pela Unidade de Negócios Huawei Cloud com o objetivo de incubar e acelerar o crescimento de startups de tecnologia para um mundo totalmente conectado e inteligente.

“O Brasil é um país estratégico para nós e precisamos ampliar o ecossistema de cloud envolvendo empresas que desenvolvem aplicativos. E nada melhor do que fazer isso integrando as startups, que podem nos ajudar a escalar e a acelerar esse processo”, disse Atilio Ruilli, vice-presidente de relações públicas da Huawei Latam e Caribe.

Ainda este ano, a Softex abrirá um edital de convocação para selecionar 63 startups interessadas em participar. O MOU prevê um esquema de financiamento escalonado. As três primeiras deverão receber em torno de US$ 100 mil, com as demais diminuindo. Esse financiamento será destinado a iniciativas exclusivamente em nuvem.

“Temos muita experiência na realização de chamadas públicas nacionais e estamos certos de que o ecossistema responderá com grande interesse a essa oportunidade”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

Participaram da solenidade Ruben Delgado, presidente da Softex; Sun Boacheng, CEO da Huawei no Brasil; Atilio Ruilli, vice-presidente de relações públicas da Huawei Latam e Caribe; Estrella Miao, vice-presidente de ecossistema de nuvem e desenvolvimento de parceiros da Huawei Cloud América Latina; e Francisco Menezes, vice-presidente da Huawei Cloud Brasil.

Fonte: Jorn. Fabrício Lourenço – Softex

× Fale conosco