Inovação aberta e colaboração no Brasil e Exterior foi tema do Encontros MGPDI

A edição de abril do  Encontros MGPDI  tratou da Inovação aberta e colaboração no Brasil e Exterior contou com a participação como debatedores Marco Carvalho, CEO da Matza Group, Diretor de Educação da Assespro SP e Diretor de Marketing da BraFIP e de Kival Weber coordenador executivo do MGPDI, tendo como moderador José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da Softsul.

Marco Carvalho falou sobre Inovação Aberta de empresas que desenvolvem projetos em um ambiente colaborativo, assim como a evolução dos modelos de inovação nos mercados corporativos. Abordou também o movimento do ecossistema de inovação que se consolida no mercado com a participação das grandes empresas como investidoras, prestadoras de serviços ou como clientes em um mercado corporativo.

Na sua apresentação, Marco mencionou a implementação de programas no Brasil e exterior, falando sobre o cenário brasileiro de Open Innovation  trazendo alguns exemplos usados no Brasil através de estatísticas realizadas sobre as startups conforme mapeamento dos dados do ecossistema brasileiro. Falou sobre alguns exemplos internacionais como Samsung, Lego e o projeto de uma ONG, apresentado na Chamada de Ideias da Brafip, que desenvolveu um aplicativo para ajudar no tratamento preventivo da dislexia nas crianças e obteve patrocínio de uma grande empresa.

A apresentação de Kival Weber tratou do Processo da Colaboração baseado no Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – MGPDI que se aplica a empresas de qualquer tamanho e atividade econômica.

Kival mencionou que a colaboração é parte essencial da inovação, e tanto a colaboração interna como a externa é eficaz para o desenvolvimento da inovação. Uma organização que conta com uma boa gestão da colaboração incentiva o intercâmbio de conhecimento, aumentando as suas possibilidades de aprendizag

Foi apresentada a visão geral dos 11 processos existentes no MGPDI, destacando o Processo de Colaboração (COL) que tem o propósito de estabelecer e manter relacionamentos (internos e externos) que possibilitem o desenvolvimento de ideias e/ou projetos de forma colaborativa.  

Confira AQUI os benefícios da gestão de colaboração no site do MGPDI.

O próximo Webinar será realizado no dia 30 de maio de 2023, das 17h às 18h, abordando Webinar ao Vivo “Gestão da Inovação no Setor de Serviços com Destaque em Saúde e Logística”, tendo como debatedora Ana Márcia Debiasi Duarte, diretora de PPGEI da UNOESC de Chapecó e integrante da Equipe técnica do MGPDI, como debatedora e com a moderação de Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI.

O Webinar está disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL AQUI

× Fale conosco